Rio de Janeiro - 01/12/2021 - RIO DE JANEIRO - GRIPE - Retomada da vacinacao contra a gripe na tarde de hoje no posto de saude Heitor Beltrao na Zona Norte do Rio Foto : Fabio Costa/ Agencia O DiaFabio Costa/Agencia O Dia

Rio - A Fiocruz deve levar até cinco dias para divulgar a conclusão da análise da amostra de uma moradora do Rio possivelmente infectada pela variante Ômicron. A informação foi divulgada pela instituição, que recebeu, na manhã desta quarta-feira, o material encaminhado pela Secretaria municipal de Saúde (SMS). 
Segundo a Fiocruz, o material será processado a partir da técnica de RT-PCR para detecção do vírus SARS-CoV-2. "Em caso positivo e a depender da carga viral da amostra, poderá ser realizada a técnica de sequenciamento genético para definição de sua linhagem e possível variação", diz a nota da Fiocruz. 
A instituição acrescenta que o resultado da análise será encaminhado diretamente para as secretarias municipal e estadual de Saúde do Rio. 
Na manhã desta quarta-feira, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, confirmou o caso suspeito. Segundo ele, trata-se de uma moradora do bairro do Flamengo, na Zona Sul, que havia retornado de viagem a Joanesburgo, na África do Sul. Ela testou positivo para a covid-19 na segunda-feira. 
Segundo o secretário, a mulher está assintomática e todas as pessoas que tiveram contato com ela no Rio foram testadas e apresentaram diagnóstico negativo para a covid-19.
São Paulo confirma três casos 
Nesta quarta-feira, a Secretaria de Saúde de São Paulo identificou o terceiro caso da variante Ômicron no Brasil. O paciente é um passageiro que chegou da Etiópia, de 29 anos e desembarcou em Guarulhos no sábado, 27, quando testou positivo para covid-19.

De acordo com as informações do Estadão Conteúdo, o passageiro está em isolamento domiciliar desde o desembarque, sem sintomas, e sendo acompanhado pela vigilância do município de Guarulhos, local que reside. O homem é vacinado com duas doses do imunizante da Pfizer.

Os dois primeiros casos da variante Ômicron no estado foram confirmados na tarde de terça-feira, 30. Os casos são de um homem de 41 anos e uma mulher de 37, provenientes da África do Sul. Eles desembarcaram no Brasil no dia 23 e fizeram exame antes de embarcar novamente no dia 25. Ambos tiveram resultado positivo em exames de PCR coletados no Aeroporto Internacional de Guarulhos, antes de viagem à África do Sul.