Transito na Radial ( Av. Castelo Branco ) - Engarrafamento, congestionamento, veículos, carros - Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O DiaArquivo O Dia

Rio - As passagens de ônibus intermunicipais do estado do Rio de Janeiro ficarão mais caras a partir da próxima terça-feira (1°). O Departamento de Transportes (Detro-RJ) publicou na sexta-feira (25) uma portaria anunciando reajustes no transporte.
Inicialmente, as tarifas seriam reajustadas da seguinte maneira: 18,51% para ônibus entre municípios da Região Metropolitana; 11,13% para serviços urbanos não metropolitanos; e 7,74% para ônibus rodoviários não metropolitanos. Mas por conta da crise econômica, o governo do estado determinou um reajuste menor para não pesar no bolso dos passageiros. Os reajustes ficaram da seguinte maneira: 10% para ônibus que circulam pela Região Metropolitana; 6% para ônibus urbanos não metropolitanos; 4,18% para ônibus rodoviários não metropolitanos.
Entram no cálculo as regiões por onde circulam os ônibus, a média de passageiros transportados e os tipos de veículos utilizados. O último reajuste havia sido há mais de três anos.