Previsão de pancadas de chuva acontece devido ao calor e também à alta disponibilidade de umidadeCleber Mendes / Arquivo Agência O Dia
O Estágio de Mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e indica que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Além disso, há possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e/ou outros fatores.
De acordo com o Sistema Alerta Rio, devido ao calor e também à alta disponibilidade de umidade, a previsão é de pancadas de chuva isoladas de intensidade moderada a ocasionalmente forte, acompanhadas de rajadas de vento de intensidade moderada a forte (18,1 a 76 km/h) e raios.
Ainda segundo o Alerta Rio, no início desta noite, núcleos de chuva de intensidade moderada atuam no Litoral Sul e se deslocam em direção à cidade do Rio. Outros núcleos que estão no estado de São Paulo também apresentam deslocamento para o estado do Rio.
O sistema prevê que a instabilidade deve seguir na cidade durante a terça-feira (13) por conta da chegada de uma frente fria. O tempo chuvoso pode se estender até a quarta-feira (14). O sol só deve retornar na quinta-feira (15), ainda que coberto por algumas nuvens.
Com o possível temporal desta segunda, o Centro de Operações do Rio (COR) reforçou as recomendações de segurança elaboradas pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros.
Na rua
– Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente no mar;
– Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção;
– Não estacione veículos próximos a torres de transmissão, placas de propaganda e árvores;
– Cuidado! Caso haja queda de árvore, é possível que a rede de energia tenha sido rompida.
Em casa
– Feche também persianas e cortinas para evitar que estilhaços se espalhem caso alguma janela quebre;
– Feche o registro de gás;
– Evite deixar objetos em locais altos, pois podem cair;
– Se faltar luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.