Coletivo vai rodar primeiro na TransolímpicaMarcos Porto / Agência O Dia

Rio - Os novos ônibus do sistema BRT, anunciados pela prefeitura em setembro, começam a circular nesta sexta-feira (16) na Transolímpica. Serão 40 veículos destinados para a via onde passam diariamente, em média, 24 mil pessoas.
Os articulados possuem uma cabine de segurança para proteger os motoristas, a pedido dos próprios rodoviários. Nas cores amarela e preta, os veículos também contam com entradas USB, para carregamento de aparelhos eletrônicos, um número maior de assentos para pessoas com mobilidade reduzida e um aumento no espaço interno.
O modelo conta ainda com tecnologias como sistema de próxima parada, com aviso por meio de dispositivos audiovisuais que alertam sobre as próximas estações de desembarque, ar-condicionado, botão de pânico na cabine do motorista, sistema de comunicação do motorista aos passageiros com microfone instalado na cabine do motorista, aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque. 
Segundo a prefeitura, os novos veículos devem começar a rodar no corredor Transcarioca em março. O último a receber a nova frota será o corredor Transoeste. Em novembro, 270 novos ônibus foram comprados para operar no sistema
Mais segurança
Os novos ônibus possuem um dispositivo que não permite a circulação de portas abertas. A ideia da Mobi-Rio e da prefeitura é evitar novos acidentes. No dia 3 de novembro, Henrique Lima, de 21 anos, morreu após ficar duas semanas internado depois de cair de um BRT em movimento no corredor Transoeste. 
Em novembro, Eduard Leonardo Bandeira de Mello, de 16 anos, morreu após cair de um veículo que circulava com as portas abertas pelo mesmo corredor. Ele chegou a ser socorrido, ficou internado em coma induzido por quatro dias, mas não resistiu.