Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, Zona Norte do RioArquivo/ Marcos Porto/Agência O DIA
Guerra entre facções volta a causar pânico em moradores de Vicente de Carvalho
A orientação nos grupos do bairro é evitar as proximidades da estação de Metrô do bairro
Rio - Moradores de Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio, e trabalhadores que precisam passar pelo bairro para voltar para casa se assustaram com um intenso tiroteio por volta das 19h50 desta sexta-feira (16). Quem estava no Morro do Juramento também ouviu os disparos, que teriam durado cerca de 40 minutos.
Informações iniciais dão conta que o Terceiro Comando Puro (TCP) tenta invadir áreas do Morro do Juramento, que atualmente são dominadas pelo Comando Vermelho (CV). A região está sem um chefe do tráfico, já que Rodrigo Barbosa Marinho, o 'Titio Rolinha', de 49 anos, foi morto no início de dezembro, durante um confronto entre policiais militares, CV e TCP.
Segundo relatos, cerca de 20 pessoas precisaram de abrigar em uma pizzaria do bairro para se protegerem dos disparos. Há ainda a informação de que equipes da Polícia Militar estão no local, mas o fato ainda não foi confirmado pela corporação.
A orientação nos grupos de moradores é evitar locais próximos à estação de Metrô de Vicente de Carvalho. O perfil que monitora tiroteios no Estado do Rio de Janeiro, Onde Tem Tiro, também registrou tiroteio às 19h53.
"Meu Deus do céu cheio de trabalhador aqui na rua, a bala comendo muito, que desespero dessas pessoas voltando para casa, evitem Vicente de Carvalho"; "Misericórdia, isso não vai acabar não? Deus olhai pelos moradores de lá"; "Umas 20 cabeças inocentes se abrigando aqui na parede da pizzaria e a polícia passando bem na hora… que perrengue", relataram algumas testemunhas nas redes sociais.
Região em guerra
No começo de dezembro, o clima ficou bastante instável no Morro do Juramento, após dois chefes do morro, além de outros quatro suspeitos, serem mortos durante um confronto entre policiais militares e traficantes do Comando Vermelho (CV) e Terceiro Comando Puro (TCP).
A região continua vivendo um intenso conflito e é palco de disputa territorial entre as facções rivais. A PM, por quase uma semana, instaurou o policiamento reforçado na comunidade, mas os relatos de tiroteios permaneceram.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.