"Proteja o BRT" quer engajar população carioca na luta contra o vandalismoVanessa Ataliba / Agência O Dia

Rio – O prefeito do Rio Eduardo Paes divulgou em suas redes sociais, no início da tarde desta sexta-feira (6), o perfil "Proteja o BRT". A ideia é que os cariocas tenham consciência dos articulados enquanto bem público e engajem na luta contra o vandalismo praticado - infelizmente, com frequência -, registrando os casos e encaminhado fotos e vídeos para o perfil, que se compromete a expor os vândalos. "Vamos tornar famosos aqueles que destroem o BRT", escreveu Paes em uma postagem. Segundo a prefeitura, Paes vai administrar o perfil e os flagrantes serão enviados para a polícia sempre que os criminosos forem expostos.

O "Proteja o BRT" está ativo em três redes sociais: no Facebook, no Instagram e no Twitter. "Estamos insistindo para que as pessoas entendam que isso aqui foi comprado com o dinheiro delas. Por isso, estamos lançando uma campanha nas redes sociais: Proteja o BRT. Quem vir alguém pichando, rasgando o banco ou danificando o BRT, deve filmar e mandar para esses perfis, que nós vamos expor essas pessoas que não respeitam o bem público", afirmou Paes durante a entrega de 40 novos ônibus do sistema.
Esta não é a primeira manifestação do prefeito nas redes quando o assunto é vandalismo contra os veículos. Na quinta-feira (5), Paes publicou um vídeo de câmeras de segurança que mostram um homem descendo do BRT e quebrando o retrovisor do veículo com um alicate. O caso aconteceu no Terminal Alvorada, na Zona Oeste. Revoltado, o prefeito chamou o vândalo de "imbecil": "mais um imbecil destruindo nosso patrimônio", criticou.

No fim do ano passado, no dia 21 de dezembro, quase uma semana depois dos novos ônibus começarem a circular, o prefeito fez outra reclamação em suas redes. Dessa vez, foi publicada uma foto de um banco sujo e com lixo salpicado a sua volta de um BRT da linha 51, que faz o trajeto Vila Militar x Recreio. "Ou nós cariocas tomamos jeito ou não há prefeitura e arrecadação que deem conta de tanto desrespeito", advertiu Paes.

Vandalismo
Nesta quinta-feira (5), outro ônibus novo da linha 51 foi vandalizado. De acordo com a Mobi-Rio, o articulado teve um banco rasgado. O veículo foi recolhido para reparos e, por isso, ficou cerca de três horas fora de operação.

Em dezembro, um homem foi flagrado por câmeras de segurança tentando incendiar a estação de BRT Minha Praia, na Curicica, Zona Oeste. O fogo rapidamente se apagou e não houve danos maiores ao local. Neste dia, o Paes também se manifestou nas redes, publicando o vídeo do momento em que o homem tenta iniciar o incêndio e uma foto do seu rosto. O prefeito também pediu que quem conhecesse o suspeito entrasse em contato com ele.

Equipes do Programa BRT Segura prenderam, em dezembro, quatro homens que furtaram peças de alumínio e depredaram estações dos terminais Novo Leblon e Rio 2, na Barra da Tijuca, e também em Vaz Lobo, nas zonas Oeste e Norte, respectivamente. O caso foi registrado na 16ª DP (Barra da Tijuca).