Rio - O Carnaval não oficial já tem hora e data para começar a desfilar no Centro e na Zona Portuária do Rio. A festividade tem início neste domingo (8) com 34 blocos passando por locais como Praça XV, Museu de Arte Moderna (MAM) e Buraco do Lume.
A iniciativa é capitaneada pela liga dos blocos não oficiais, a Desliga dos Blocos, que neste ano promete fazer um manifesto contra o esvaziamento do Centro. De acordo com um documento enviado por Luis Otávio Almeida, representante do grupo, o local, em sua tradição, serviu como moradia para a elite e como berço cultural do país. No entanto, esse espaço está cada vez mais abandonado, conforme diz a carta.
"O processo de degradação do Centro, brutalmente acelerado nos últimos anos, está o levando à desertificação, o que traz uma total falta de segurança. A Elite, que há um século não mora lá, agora parece também não querer o local nem para trabalho. O povo, tão carente por moradia, não recebe nenhum incentivo para voltar ao local. Sem habitantes, o comércio também agoniza", diz o documento.
A Desliga deseja que a prefeitura e os governos estadual e federal deem uma atenção maior ao "grande patrimônio histórico, cultural, artístico e social" que é o Centro da cidade.
"Precisamos que o Centro retome a vida sem nenhuma praça a menos. Queríamos falar de Carnaval, mas nenhum show pode acontecer quando o palco está abandonado. Confiamos que esse clamor ressoe na sociedade civil e no poder público e que já vejamos esforços a partir deste ano", completa o documento.
Em meio a pedidos de retomada do Centro, o desfile de blocos de rua deve voltar com tudo neste ano depois de enfrentar dois anos de pandemia. Em 2021, inclusive, não houve desfile. Neste domingo (8), 34 blocos iniciam o Carnaval não oficial independente da previsão do tempo. Os primeiros grupos começam a desfilar a partir das 9h, como o Bloco do Zeca, e o último inicia às 18h com o Bloco To Be Wild.
Confira a programação:
PÇXV
- 10h - Toques para Odudua - 11h - Bloco da Insana (Escadaria da antiga ALERJ) - 16h - BOI TOLO - 18h - Bloco To Be Wild
RUA DO MERCADO (BECO DO BOI TOLO)
- 10h - Lamba bloco - 11h - Butano na Bureta - 12h - Balanço Zona Sul - 13h - Nosso bloco - 14h - Que pena, amor - 15h - Traz A Caçamba - 16h - Percussaça
ARCO DO TELES
- 11h - Bloconcé - 12h - Calcinhas Bélicas - 13h - Pomba Idosa - 14h - Batuquebato - 15:30h - Os Biquínis de Ogodô Convidam as Sungas de Odara
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.