Chuva forte causa deslizamento em diversos bairros do município de São Gonçalo, na noite de Segunda-Feira (13 ).Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio - Uma mulher morreu e outra foi resgatada com vida durante os desabamentos de duas casas em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, na noite desta segunda-feira (13), durante as fortes chuvas que atingiram o município. Bombeiros ainda atuam na manhã desta terça-feira (14) para localizar um casal e uma criança da mesma família que também ficaram soterrados em um desmoronamento. Os três casos aconteceram no bairro do Engenho Pequeno.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o quartel do Colubandê foi acionado às 21h45 para o desabamento de uma casa na Rua Antônio Félix, onde encontraram Roseli de Castro, de 52 anos, já sem vida. No local, não houve mais vítimas. Mais cedo, às 21h, equipes já haviam sido acionadoas para outro desmoronamento, dessa vez na Rua Aidea Barreto Couto. Os militares conseguiram resgatar Raíza Dias, de 29 anos. A mulher foi encaminhada para o Hospital Estadual Alberto Torres e, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, o quadro dela é estável. Taís Tavares Rodrigues e a filha de 13 anos também estavam no local e foram resgatadas por vizinhos.
Cerca de 50 bombeiros seguem com buscas na manhã de hoje na Rua Adelino Ferreira Brasil, também no Engenho Pequeno, para localizar três possíveis vítimas de um deslizamento seguido de desabamento em uma casa, sendo elas um casal e uma criança, da mesma família. A operação conta com o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), quarteis de São Gonçalo, Itaboraí, além de cães farejadores do 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2º GSFMA). Drones também foram acionados para apoiar os trabalhos.
"Estava chovendo muito e caiu um raio. Depois desse raio, eu ouvi os meus vizinhos gritando, a casa de baixo estava toda inundada e, depois de uns cinco minutos, a casa estremeceu. Quando estremeceu, a gente foi ver o que era, e era isso aí tudo desabando. A casa da menina desabou, a outra ficou presa e essa família que está soterrada. Estamos esperando que saiam com vida, só Deus sabe", contou a auxilar serviços gerais, Mayara Félix, 34, que mora no Engenho Pequeno há um mês e viu o momento em que as casas desabaram.
Os bombeiros tentavam passar ,pra socorre as vít1mas de Deslizamento. Aqui no Engenho pequeno. pic.twitter.com/kuFPKRyX4q
O prefeito Capitão Nelson esteve no Engenho Pequeno para acompanhar os trabalhos de buscas e equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social também estão no bairro prestando auxílio às famílias afetadas. Na noite desta segunda-feira, os bombeiros foram acionados para cerca de 50 ocorrências relacionadas às chuvas em São Gonçalo, incluindo nove desabamentos/deslizamentos e mais de 30 inundações e alagamentos. Na Travessa Otavio de Andrade, no bairro do Zumbi, outras duas vítimas foram removidas pelos militares com vida e encaminhadas para o Hospital Azevedo Lima. Ainda não há informações sobre o estados de saúde delas.
De acordo com a Prefeitura de São Gonçalo, equipes seguem em uma força-tarefa desde a madrugada e o município está em estágio de atenção. O índice pluviométrico chegou a quase 200mm. Nas últimas 24 horas, foram registrados 192,4 mm no bairro do Gradim; 128, 4 mm no Boa Vista; 99,4 mm no Engenho Pequeno 2; 86 mm no Engenho Pequeno 4; 85 mm no Novo México; 84,9 mm no Pita; 73,9 mm no Mutuaguaçu; 71 mm no Arsenal; 68,8 mm em Tenente Jardim; 67,2 mm na Fazendo dos Mineiros; 63,4 mm no Rio Alcântara; e 55,2 mm em Sete Pontes. 
Por conta da quantidade de precipitação, as sirenes dos bairros Gradim 1 (Pontal) e 2; Patronato; Arsenal; Boa Vista; Engenho Pequeno 4; Engenho Pequeno 5; Engenho Pequeno 2;Porto Novo; Tenente Jardim; Zumbi 1; Zumbi 3; Nova Grécia; Novo México e Itaúna foram acionadas. Além de enchentes e alagamentos em diversos bairros, a chuva atingiu também o primeiro andar do Pronto Socorro Central, no Zé Garoto. Segundo a prefeitura, funcionários da unidade agiram rapidamente, desligando aparelhos de raios-x e tomografia, ar-condicionado e elevador para evitar choques e curto circuito. A unidade foi limpa, higienizada e está funcionando normalmente. 

Por conta dos impactos do temporal, o Centro de Triagem ao Coronavírus, no Zé Garoto, só retoma os atendimentos na quarta-feira (15)e o Núcleo de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada de São Gonçalo, no Centro, está fechado para limpeza e deve ser reaberto na parte da tarde. Muitos postos de saúde também foram atingidos pelas inundações e ficarão fechados para limpeza. Todas as unidades de saúde de urgência e emergência funcionam normalmente. 
Nesta terça-feira, não haverá aula nas escolas municipais que estão servindo como ponto de apoio ou sofreram as consequências das chuvas. As demais funcionam normalmente. O Partage Shopping, no Centro, também foi inundado. De acordo com o estabelecimento, durante e após o temporal, o empreendimento abrigou clientes, lojistas e colaboradores, que permaneceram no local até terem condições de voltarem para suas casas. "A situação foi normalizada ao longo da noite. Nesta terça-feira o Partage Shopping está funcionando normalmente", completou a nota. Confira a íntegra ao final.
Ao todo, 43 pontos de apoio estão abertos e já receberam 115 pessoas. Confira os locais ao final. A Defesa Civil municipal permanece monitorando os radares, aferindo a precipitação pluviométrica e informando a possibilidade de chuvas através de SMS e do Instagram. 
Pontos de apoio em São Gonçalo
ARSENAL

1- Associação de Moradores e Amigos do Arsenal;

2- C.E. Dalila Oliveira Costa.

LINDO PARQUE

1- Colégio Municipal Amaral Peixoto.

PARAÍSO
1- Colégio Estadual Cel. João Tarcísio Bueno;

2- Colégio Estadual Walter Orlandini.

ENGENHO PEQUENO 2

1- Escola Estadual Luiza Honório do Prado;

2- Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição - R. João Frederico do Couto, 25.

ENGENHO PEQUENO 4

2- Escola Estadual Luiza Honório do Prado.

ENGENHO PEQUENO 5

1- Escola Estadual Luiza Honório do Prado.

1- E. E. Municipalizada Carlos Maia

GRADIM 1

1- Capela São João Batista do Pontal;

2- E. E. Municipalizada Carlos Maia.

GRADIM 2

1- Ciep 250 Municipalizado Rosendo Rica Marcos;

2- Escola Estadual Francisco Lima.

BOA VISTA

1- CIEP Prof. Romanda Gouveia Gonçalves;

2- Escola Municipal Florisbela Maria Nunes Haase.

PORTO NOVO

1- E. M. Doutor Armando Leão Ferreira;

2- Colégio Estadual Capitão Oswaldo Ornellas.

COVANCA 1

1- Igreja Matriz de Santo Antonio;

2- Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva.

TENENTE JARDIM/VENDA DA CRUZ

1- CIEP 425 - Profª. Marlucy Salles de Almeida;

2- Escola Municipal Professor Evadyr Molina;

3- Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva;

4- UMEI Margarida Maria Garcia de Araújo;

ITAÚNA

1- E. M. Pastor Haroldo Gomes;

2- Escola Municipal Carlos Drumond de Andrade.

NOVA GRÉCIA

1- Escola Municipal Pres. João Belchior Marques Goulart;
2- Creche Municipal Pastor Militão Ramos de Oliveira.

ZUMBI 1

1- Escola Estadual Luiza Honório do Prado;

2- E. M. Maria Amélia Areas Ferreira.

ZUMBI 2

1- E. E. Municipalizada Cel. Amarante;

2- Associação de Moradores.

ZUMBI 3

1- E. E. Municipalizada Cel. Amarante;

2 Associação de Moradores.

LARANJAL/VILA 3
1- C.E. Desembargador Ferreira Pinto.

BARRO VERMELHO

1- Escola Municipal Joaquim Lavoura.

NOVO MÉXICO

1- Escola Municpal Dep. Jose Carlos Brandao Monteiro Filho;

2- USF - Enfermeira Luiza de Marilac.

PATRONATO

1- Colégio Estadual Cel. João Tarcísio Bueno;

2- Colégio Estadual Walter Orlandini.

SETE PONTES 1

1- Escola Estadual Cônego Goulart.

SETE PONTES 2

1- Colégio Estadual Paulino Pinheiro Baptista;

2- Escola Estadual Cônego Goulart.
Íntegra Partage Shopping
"O Partage Shopping São Gonçalo informa que, na noite desta segunda-feira, 13, ocorreu na cidade de São Gonçalo um temporal que atingiu mais de 200mm cúbicos de água, ocasionando desta forma um forte colapso no escoamento. Vários pontos do munícipio, inclusive o centro de São Gonçalo, foram fortemente impactados com alagamento. Durante e após o temporal, o empreendimento abrigou de forma segura clientes, lojistas e colaboradores, que permaneceram no shopping até terem condições de voltarem para suas casas. A situação foi normalizada ao longo da noite. Nesta terça-feira o Partage Shopping está funcionando normalmente".