Melquisedeque Marins Marques, conhecido como Quinho do Salgueiro, uma das maiores vozes do Carnaval cariocaReprodução / Instagram

Rio - Famosos, personalidades do samba, fãs e amigos usaram as redes sociais para prestar homenagens ao intérprete Quinho do Salgueiro, que morreu nesta quarta-feira (3), aos 66 anos. Considerado uma das maiores vozes do Carnaval, Melquisedeque Marins Marques estava internado no Hospital Evandro Freire, na Ilha do Governador, na Zona Norte, e foi vítima de insuficiência respiratória. Ele lutava contra um câncer de próstata desde 2022.
O velório de Quinho será realizado nesta quinta-feira (4) na quadra do Salgueiro, no Andaraí, na Zona Norte do Rio, das 15h às 20h. Já na sexta-feira (5), a despedida será na Capela C do Cemitério da Cacuia, na Ilha do Governador, a partir das 9h. O sepultamento acontecerá às 13h. 

O intérprete era conhecido por sustentar vários gritos de guerra carnavalescos, que se tornaram sua marca registrada, como "Arrepia, Salgueiro!", "Ai, que lindo", "Pimba, pimba" e "Vai pegar fogo no gongá". A morte de Quinho foi confirmada pelo perfil oficial do Salgueiro no Instagram.

"Hoje o Salgueiro Chora! Com profunda emoção e um nó na garganta, comunicamos o doloroso adeus a Melquisedeque Marins Marques, nosso Quinho do Salgueiro, um gigante cuja ligação com o G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro transcendeu os limites da música e do carnaval. Quinho não foi apenas um intérprete talentoso; ele foi a voz que ecoou em cada conquista, em cada desfile, e que se entrelaçou intimamente com a alma do Salgueiro", iniciou a postagem.


O intérprete Wander Pires destacou a trajetória de Quinho e falou sobre a amizade de longa data construída pelos dois. "Um grande amigo, irmão que marcou a história do carnaval com seu estilo único de cantar hoje nos deixou… Quantos momentos felizes e lutas vivemos juntos, não é mesmo? Meu amado amigo Quinho… você teve uma trajetória magnífica, levantou público, emocionou gerações e ficará marcado para sempre em nossos corações!", diz parte do texto.



Emerson Dias, atual intérprete oficial do Salgueiro, também se manifestou sobre a morte do colega: "Vai com Deus meu ídolo!!", publicou no Instagram. Ele também comentou a publicação feita pela vermelha e branca: "Obrigado por tudo cara .. vc sempre foi e sempre será a minha maior referência..."

Gustavo Oliveira, mestre de bateria do Salgueiro, se despediu de seu padrinho relembrando falas corriqueiras de Quinho para ele. "Meu padrinho, logo você? Hoje o salgueirense chora e você será eternizado como um dos maiores nomes da nossa escola. Nós te amamos", disse.


Veja a repercussão da morte de Quinho

Marcelo Adnet: "Gigante Quinho! Deixa esse plano e vira carnaval, pra sempre! Explode coração!"

Mayara Lima, rainha de bateria da GRES Paraiso do Tuiuti: "Estará sempre vivo no meu coração e na minha memória. Sua voz está eternizada no nosso Carnaval. Que sua alma descanse em paz!"

Gabriel David, diretor de marketing da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa): "Deixa um legado eterno! Hoje perdemos mais um artista genial da cultura popular brasileira. Obrigado por tudo Quinho!!"

Flávia Oliveira, jornalista: "Abraço forte à família, aos amigos, aos fãs, à nação salgueirense. Quinho é eterno."

Bellinha Delfim, musa da Viradouro: "Que tristeza! Descanse em paz! Arrepia Salgueiro".

Délcio Luiz, cantor e compositor: "Meus sentimentos aos familiares e nossa querida Salgueiro."

Leonardo Bessa, cantor e compositor: "Virou uma lenda no carnaval e mais uma estrela salgueirense no céu. Descanse em paz The best..."

Mocidade Independente de Padre Miguel: "Te amo, irmã. Vamos juntas nesse momento tão difícil."

Rosas de Ouro: "Perdemos uma lenda do nosso Carnaval. Tivemos a honra de ter o Quinho cantando na Roseira em 2000. Nossos mais sinceros sentimentos aos familiares, amigos e a todos os fãs do nosso Quinho do Salgueiro!"