PMs do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom) refoçam policiamento durante megablocosReprodução

Rio - O primeiro final de semana com desfiles de megablocos terminou com 70 armas brancas apreendidas pela Polícia Militar. Neste domingo (21), durante o Chá da Alice, renomeado para Chá da Rainha, como uma homenagem à cantora Daniela Mercury, foram 23 objetos perfurantes apreendidos. Já no sábado (20), no Carrossel de Emoções, houve 47 apreensões.
Segundo a PM, agentes do 5º BPM (Praça da Harmonia) também recolheram 11 garrafas de bebidas, um espelho, dois guarda-chuvas, um aerossol, um isqueiro e um álcool em gel durante as fiscalizações deste domingo.
No sábado, ao longo da Rua Primeiro de Março, no Centro do Rio, houve a apreensão de lâminas de barbear, uma lata de linha de pipa, um isqueiro, dois cabos de vassoura e um cano de tamanho médio.
Neste ano, a corporação utiliza o sistema de videomonitoramento em tempo real com reconhecimento facial nos megablocos de Carnaval, além dos pontos de interceptação e revista com detectores de metais. Ao todo, 1.400 policiais trabalharam durante os desfiles dos megablocos.
A PM também montou grades ao longo da Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro, com 26 pontos de interceptação e revista com 250 detectores de metais sendo utilizados pelos policiais. Objetos perfucortantes e garrafas de vidro são proibidas na área dos desfiles dos blocos.
Além do 5º BPM (Praça da Harmonia), unidades como as Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom), o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), o Batalhão de Ações com Cães (BAC) e o Regimento de Cavalaria Enyr Cony dos Santos (RCECS) também trabalham no patrulhamento durante os desfiles.