Bondinho e o Pão de Açúcar são dois dos principais cartões de visita da cidade. Na região central, o Museu do Amanhã oferece muito conhecimento e um lindo pôr do solAlexandre Macieira/Rio CVB
"Eu Amo o Rio" tem o objetivo de mostrar o lado bom não só da cidade, mas de todo estado: suas belezas, benefícios e para isso vale toda forma de amor. A ideia é incentivar essa ação nas redes sociais através de fotos das paisagens, vídeos, poemas, músicas e o que mais a imaginação permitir.
Luís Cláudio Leão, presidente do instituto, é nascido e criado no Leblon, na Zona Sul, e apaixonado pela cidade. A ideia, segundo ele, é melhorar a imagem do Rio para turistas de todo Brasil e do exterior, já que nos últimos anos os noticiários dão mais espaço às tragédias, o que prejudica e amedronta quem não conhece o Rio de perto.
"A imagem do Rio está muito ruim, a gente precisa fazer um movimento de empatia, com todos os cariocas, incluindo artistas e mostrar uma agenda positiva do Rio, qualquer um pode pegar, tirar uma foto, postar no Instagram falando o que o Rio tem de bom. A ideia surgiu após o sucesso do Réveillon do Rio, que teve uma repercussão da mídia muito boa. Houve um comentário geral elogiando a questão de segurança. Aí eu falei, a gente tem que aproveitar essa onda e começar a reverberar não só essa questão, mas outra coisas que o Rio de Janeiro tem de maravilhosas, mas as pessoas não falam", explica Luís.
Leão ressalta que muita gente se assusta com o noticiário nacional e acaba ficando com medo de visitar o Rio de Janeiro, mesmo com o saldo positivo. Segundo levantamento do Instituto de Segurança Público, divulgado em novembro de 2023, o estado do Rio reduziu a letalidade violenta e chegou ao menor número de vítimas em 32 anos.
"Acho a cidade o lugar mais lindo do mundo, sou apaixonado pelo Rio. A gente criou um grupo de empreendedores do Rio aqui, um grupo de empreendedores do Brasil pra incentivar as pequenas e médias empresas. E agora a gente resolveu criar um grupo de empreendedores do Rio pra poder juntar dentro das convergências de todo o setor produtivo do Rio. A gente juntou o setor produtivo, o setor acadêmico e o setor público político pra poder, dentro das nossas convergências, alavancar o desenvolvimento e sustentar a construção do Rio", conclui o presidente do instituto.
E você? Já declarou seu amor ao Rio hoje?
Sobre o Instituto Coalizão Rio
O Instituto Coalizão Rio é uma entidade sem fins lucrativos composta por lideranças políticas, setoriais e empresariais para propor e apoiar políticas públicas baseadas em evidências, que impactem no desenvolvimento econômico e social do Rio de Janeiro.
Entre os principais objetivos da entidade estão o de identificar oportunidades de melhorias do ambiente de negócios e desenvolver políticas públicas com os integrantes do Estado; colaborar para a superação de barreiras para realização de projetos favoráveis ao Rio; fomentar o empreendedorismo, inovação e desburocratização e lutar por recursos e investimentos para o Estado do Rio de Janeiro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.