Mais de 230 mil doses foram entregues ao estado do Rio nesta quinta-feira (22)Mauricio Bazilio / SESRJ

Rio – O Rio de Janeiro recebeu o primeiro lote de vacinas contra a dengue nesta quinta-feira (22). São mais de 230 mil doses que serão distribuídas entre os municípios. A chegada da remessa acontece no dia seguinte ao governador Cláudio Castro declarar epidemia da doença. Até o momento a Secretaria Estadual de Saúde contabiliza cinco pessoas mortas pela doença neste ano, com mais de 56 mil casos.
Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, as primeiras doses devem ser aplicadas nas crianças com 10 e 11 anos na capital e em 11 municípios da Baixada Fluminense. Com a chegada de mais doses, a vacinação será ampliada até atingir o público-alvo, de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Os critérios para a quantidade de doses e o público-alvo levam em consideração a população e o volume de casos de 2019 a 2023.
A cidade do Rio receberá cerca de 141 mil doses, que devem chegar ainda nesta quinta-feira (22). a previsão é que Nilópolis, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Itaguaí, Magé, Belford Roxo, Mesquita, Seropédica, Japeri e Queimados recebam o imunizante nesta sexta-feira (23). Os 11 municípios da Baixada Fluminense serão responsáveis pelas vacinações através de suas secretarias municipais de Saúde.
"Nesse momento, o Ministério da Saúde nos enviou doses para a faixa etária que foi considerada prioridade por não ter tido contato com epidemias anteriores e ser mais suscetível. Desde ontem, seguindo orientação da área técnica da Secretaria de Saúde, decretei a situação de epidemia", afirmou o governador Cláudio Castro.