Governador passou à noite na cidade da Região Serrana acompanhado de equipe para monitorar situaçãoReprodução

Rio - O governador Cláudio Castro abriu a coletiva sobre as chuvas, neste sábado (23), parabenizando o trabalho dos bombeiros que fizeram o resgate da pequena Ayla, de 4 anos, no morro da Independência, em Petrópolis, Região Serrana do Rio. A menina, que perdeu os pais, o irmão e a avó, foi encontrada com auxílio de cães farejadores cerca de 16 horas após o desabamento do imóvel de três andares. 
De acordo com Castro, o trabalho de salvamento da criança foi possível com a ajuda do aparato levado pelas forças de resgate: "A infraestrutura e a tecnologia ajudam para que a gente possa salvar vidas, preservar a vida humana. Quero parabenizar muito os agentes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil que estavam lá, ficaram a madrugada inteira se devotando para salvar essa vida. Qualquer vida vale o investimento, vale o trabalho", comentou.
Além das mortes de Petrópolis, foram registradas outras quatro, sendo duas em Teresópolis, onde uma criança e um adolescente morreram em deslizamento de terra. As crianças foram identificadas como Kayque dos Santos da Silva, de 7 anos, e Miguel Sampaio, de 14. Os imóveis onde os dois estavam foram atingidos durante esta madrugada. 
Na Região dos Lagos, em Arraial do Cabo, um homem morreu ao ser atingido por um raio. Já em Santa Cruz da Serra, na cidade de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, um motorista de caminhão morreu após o veículo sair da pista, capotar e cair dentro de um córrego. 
"Foram mais de 90 pessoas resgatadas em todo o estado. Infelizmente tivemos oito óbitos confirmados. Os bombeiros foram acionados para mais de 111 ocorrências em todo o estado, entre corte de árvores, deslizamentos e desabamentos de terra", comentou Castro. 
Ainda segundo Castro, a previsão de que o estado deve ter acumulado máximo de até 500 mm até domingo devem se confirmar. "Nas últimas 24 horas, Petrópolis teve o maior registro pluviométrico. O acumulado das chuvas passou de 304 milímetros nas últimas 24 horas, o que provavelmente faz com que se cumpra essa previsão de 500 milímetros", explicou. 
O governador também falou sobre a questão do efetivo empregado pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, incluindo o cancelamento de todas as folgas desses profissionais. Segundo Castro, são mais de 2.000 agentes em trabalho.