Lei estabelece dotação específica para emendas individuais impositivasOctacílio Barbosa / Divulgação
Os valores correspondentes às emendas devem ser divididos igualmente entre os 70 deputados estaduais, e 30% serão obrigatoriamente destinados à área de educação e 30% para a saúde.
A coordenação e análise técnica das programações orçamentárias decorrentes das emendas individuais impositivas ficarão sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). A pasta consultará os órgãos da Administração Pública Estadual responsáveis pela execução para avaliar a viabilidade técnica da medida.
"Trata-se de um trabalho técnico, criterioso e em conjunto com os órgãos e o Poder Legislativo a fim de garantir a execução dessas emendas", enfatiza o secretário de Planejamento e Gestão, Adilson Faria.
Tipos de emendas
De acordo com a lei complementar, são cinco modalidades de emendas individuais impositivas: de execução direta, transferência especial, transferência com finalidade definida, transferência fundo a fundo e transferência para organizações da sociedade civil.
As de execução direta são destinadas à execução de políticas públicas por órgãos da administração pública. As de transferência especial são destinadas aos municípios e, neste caso, os recursos não poderão ser aplicados no pagamento de despesas com pessoal e de encargos referentes ao serviço da dívida.
A transferência fundo a fundo é destinada ao município, por articulação direta entre Fundo Estadual e Fundo Municipal, realizada em conformidade com a legislação e de acordo com a análise de viabilidade técnica do Poder Executivo Estadual.
Já a emenda de transferência para organizações da sociedade civil são destinadas preferencialmente para aquelas com título de utilidade pública aprovado em lei estadual, devidamente credenciadas no Converj.
Cronograma
O decreto estabelece o cronograma com as etapas de análise, prazos e demais detalhamentos relativos aos processos de execução orçamentária e financeira de emendas individuais impositivas para o exercício de 2024.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.