Armas e granada foram apreendidas durante operação em Duque de CaxiasReprodução

Rio - Cinco homens foram presos durante uma operação da Polícia Militar, nesta quinta-feira (11), em comunidades de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Dentre os detidos estão dois suspeitos de envolvimento na guerra entre traficantes e milicianos que acontece na região, como no Morro do Garibaldi, onde quatro pessoas morreram neste final de semana.
Agentes do 15º BPM (Duque de Caxias) fizeram a ação em comunidades do Complexo da Mangueirinha. Os cinco criminosos foram encontrados no Corte 8, que faz fronteira com o Garibaldi. Os policiais apreenderam cinco pistolas, uma granada, drogas e munições.
Os homens e os materiais foram levados para a 60ª DP (Campos Elíseos). Segundo investigações, milicianos e traficantes do Comando Vermelho estão em guerra pela disputa territorial da região do Corte 8, dominada pelo CV, e do Garibaldi.
Os agentes descobriram que a célula da facção envolvida nesses confrontos estaria sob comando do traficante Jonatha Hyrval Cassiano da Silva, o 'Bochecha Rosa'.
Os presos nesta quinta-feira (11) podem ter relação com os quatro homicídios ocorridos na madrugada de domingo (7) no Morro do Garibaldi. Um dos detidos foi reconhecido depois que um vídeo seu viralizou com  intimidações a moradores da comunidade.
De acordo com a 60ª DP (Campos Elísios), os cinco homens detidos foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico, associação para o tráfico e porte de arma de fogo de uso restrito.
PM baleado
Durante a operação, um agente do 15º BPM (Duque de Caxias), de 37 anos, foi baleado na perna. A corporação informou que ele estava atuando na retirada de barricadas na região quando foi atingido.
O policial foi socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal Doutor Moacyr Rodrigues do Carmo, ainda em Duque de Caxias. De lá, ele foi transferido para o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN).
De acordo com a Prefeitura de Caxias, o PM estava com uma perfuração por arma de fogo na perna direita. Após avaliação e exames, os médicos constataram que aconteceu uma fratura exposta. O policial precisará passar por uma cirurgia. No momento, ele segue em acompanhamento pela equipe multidisciplinar, lúcido, orientado e estável.
Mortos no Garibaldi
Na madrugada de domingo (7), quatro moradores foram executados a tiros na comunidade do Garibaldi. Renato Pessoa de Sá, de 33 anos, e Caroline Barreto Smith, de 31, foram encontrados mortos na Rua Neves.
O casal trabalhava entregando comida por aplicativo e estava junto há dez anos. Eles deixam quatro filhos de 1, 4, 6 e 9 anos. Ambos foram enterrados no Cemitério Nossa Senhora das Graças, em Duque de Caxias, nesta segunda-feira (8).
Outras duas pessoas também foram encontradas mortas na mesma madrugada, na Rua Santa Clara. Trata-se de Maria de Fátima dos Santos e Emerson Luiz Santos de Jesus, mãe e filho.
A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) investiga as mortes.