Marcelle Maia é moradora do bairro Bancários e está sem luz há mais de 20hReprodução / Redes Sociais
Marcelle Maia é moradora do bairro Bancários e contou ao DIA que está há mais de 20h sem luz.
"A situação está bem difícil, a Light, no domingo, informou no X, antigo Twitter, que [o abastecimento] foi normalizado para toda a Ilha do Governador, sendo que no mesmo dia, as pessoas já estavam questionando que muitos ainda estavam sem luz em alguns bairros", disse.
Em seu relato, Marcelle ainda expôs que a luz em sua residência havia retornado, porém, no domingo à noite, faltou novamente por cerca de quatro horas seguidas.
Já na segunda (22), por volta das 14h, a energia acabou mais uma vez e até às 11h desta terça-feira (23) não havia sido restabelecida. "Faltou luz novamente em diversos bairros e muitos seguem ainda sem luz. E quando retorna, a tensão é baixa, fica oscilando", explicou.
A mulher também falou sobre o medo dos moradores de perder os eletrodomésticos por conta do vai e vem da energia elétrica e da baixa tensão nos momentos em que há energia.
"Todos os bairros estão relatando o mesmo problema, estamos com medo de usar os eletrodomésticos, com medo de queimar porque a luz está baixa, geladeira não está gelando direito. Chuveiro, micro-ondas, airfryer não estão esquentando normal", lamentou.
"Quando volta a luz, tento deixar tudo bem congelado e boto garrafas de água para virar gelo e conservar os alimentos. Mas está difícil, na minha casa dependo de bomba para subir a água para a cisterna, ou seja, estou tendo que carregar água até o segundo andar".
Ela ainda ressaltou que, novamente, a Light alegou que está consertando cabos, que o transtorno é provisório e logo o abastecimento de energia será restabelecido, porém, o contato por meios oficiais com a empresa está sendo dificultado. Maia também evidenciou que a concessionária não deu uma previsão de retorno aos moradores.
Procurada, a Light esclareceu que "as Ilhas do Governador e de Paquetá estão recebendo hoje 100% da carga de energia provenientes de três circuitos de média tensão e 153 geradores instalados entre as duas subestações e alguns trechos dos bairros. Além disso, mais 12 geradores serão instalados até amanhã (24/07)".
Nas redes sociais, internautas reclamaram da falta de transparência da concessionária e disseram que a situação pode causar manifestações.
"Isso vai acabar acendendo pavio para manifestação fechando o aeroporto Galeão, só assim eles despertam", publicou um. "A Rua Colina acabou! E tem gerador na rua. Como explica?", comentou outra.
"O que está faltando para começarmos um protesto?", questionou uma internauta.
"Encontrei um funcionário da Light na rua, perguntei a previsão de volta da rua Bardana ele disse que “sem previsão”, perguntei por que desligaram (já que obviamente isso é um rodízio) e a resposta foi que “estão desligando em alguns lugares para ligar em outros, já está com muita demanda de luz e isso seguirá até os geradores chegarem”. Perguntei quando seria e sem previsão, segundo ele", revelou mais uma.
Desde a identificação do defeito na rede subterrânea, na última quinta-feira, (18/07), a empresa esclarece que vem atuando em esquema 24x7 com mais de 330 profissionais técnicos que estão varrendo toda a rede e identificando pontos de reforço e executando os reparos preventivos.
Em alguns casos, a carga dimensionada nos geradores para um grupo de clientes não é suficiente devido ao alto número de ligações clandestinas que estão na rede. Atualmente, o número de perdas na Ilha do Governador é de 36%, chegando a ultrapassar em 90% em algumas localidades.
A Light lamenta os transtornos causados com as obras e informa que está empenhando todos os esforços para que as ilhas do Governador e Paquetá tenham uma nova linha de transmissão para o fornecimento de energia com qualidade e capacidade comparáveis às melhores do país, que será entregue em outubro deste ano. As obras estão previstas para serem finalizadas até novembro de 2024. Em agosto, as linhas antigas serão reforçadas com trechos de cabos novos.
Em paralelo a essa grande obra de modernização, a Light também está trabalhando no reparo da linha antiga, que deve ser finalizado em agosto deste ano.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.