Veículos foram abandonados na Linha Amarela após o incêndioReginaldo Pimenta/Agência O Dia

Rio - O Corpo de Bombeiros aplicou, nesta sexta-feira (9), um auto de infração na Lamsa, concessionária responsável pela Linha Amarela, após a empresa não apresentar dentro do prazo estipulado a comprovação de manutenção no sistema de ventilação e exaustão dos túneis da via expressa. A empresa, contudo, confirmou em comunicado que os reparos foram realizados.
A manutenção no sistema de exaustão e ventilação dos túneis foi pedida pela corporação após um caminhão pegar fogo na via e deixar mais de 100 pessoas feridas. As vítimas apresentavam problemas respiratórios causados pela inalação de fumaça. Até a noite desta sexta-feira, três vítimas permaneciam internadas na rede municipal, sendo duas em estado grave no CTI e uma estável.


Segundo os bombeiros, a Lamsa ainda tem de cumprir outras medidas de segurança contra incêndio e pânico num prazo de até 60 dias. Só com essas ações, a empresa terá o Certificado de Aprovação junto à corporação. Sem esse documento, a via poderá ser interditada.

Vistoria de túneis e mergulhões

Os quartéis do Corpo de Bombeiros iniciaram, nesta sexta, vistorias preventivas em túneis e mergulhões de todo o estado. Conforme a corporação, 30 estruturas foram fiscalizadas até então. A ação tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da cultura de prevenção e garantir a segurança da população.

"O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro destaca que estar em conformidade com as medidas de segurança contra incêndio e pânico é responsabilidade dos administradores das edificações, que devem cumprir a legislação vigente", informou em nota.