Rio - A Polícia Militar realiza operações em comunidades da Zona Norte, nesta sexta-feira (30). Dentre os alvos estão no Morro da Fé e Sereno, no Complexo da Penha. Segundo moradores há intenso tiroteio na região desde o início da manhã. Devido a ação, quatro escolas municipais foram fechadas e clínicas da família tiveram o atendimento afetado.
Equipes da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) atuam nas comunidades. De acordo com a plataforma Onde Tem Tiro (OTT), disparos são ouvidos desde as 6h. Imagens que circulam nas redes sociais mostram ainda barricadas em chamas.
Segundo a corporação, equipes de demolição do Comando de Operações Especiais (Coe) estão retirando barricadas colocadas pelo tráfico de drogas em Vila Kosmos, na Zona Norte, para dificultar o acesso de policiais às comunidades. As ações ainda estão em andamento.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a Clínica da Família (CF) Ana Maria Conceição acionou o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, interrompeu o funcionamento nesta sexta-feira (30).
Já na Penha, a CF Aloysio Augusto Novis mantém o atendimento à população, porém, devido a instabilidade na região, as atividades externas realizadas pelas equipes de saúde da família, como as visitas domiciliares, estão parcialmente suspensas.
A região tem sido alvo de constantes confrontos e operações policiais devido à disputa de território entre traficantes rivais.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.