Delegado Marcus Amim na posse do novo secretário da Polícia CivilPedro Teixeira

Rio - O delegado Marcus Amim, ex-secretário da Polícia Civil, vai ser o responsável por coordenar o Departamento de Segurança da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Em nota, a Casa afirmou que Amim é um profissional experiente, qualificado e que reúne plenas condições para comandar o setor. 
O delegado foi exonerado na semana passada após dez meses no cargo. Quando nomeado, o projeto que altera o artigo 16 da Lei Complementar 204, a Lei Orgânica da Polícia Civil precisou ser aprovado. A alteração, proposta pelo Governo do Estado na véspera, permitia que delegados com menos de 15 anos no exercício da função assumissem o comando da Secretaria de Polícia Civil. Com isso, Marcos Amim, que tinha 12 anos como delegado, pôde ser nomeado pelo governo
Após exoneração, a vaga de secretário da Polícia Civil foi ocupada pelo delegado Felipe Curi, que estava como diretor-geral do Departamento-Geral de Homicídios e Proteção à Pessoa (DGHPP). Ele também já assumiu, por duas vezes, a direção do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE). Curi tomou posse na última desta sexta-feira (6), durante cerimônia na Cidade da Polícia, no Jacaré, Zona Norte.
Sobre Marcus Amim
Natural de Niterói, formado em Direito, em 2003, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), ele está há mais de 20 anos na Polícia Civil. Como delegado titular, comandou a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), a Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) e a 27ª DP (Vicente Carvalho).

O delegado já recebeu, em 2018, a Medalha Tiradentes, concedida pela Alerj, e a Medalha José Clemente Pereira, em 2021, pela da Câmara dos Vereadores de Niterói. Na Polícia Civil, Amim também ganhou como reconhecimento pelos bons serviços prestados a Medalha de Fidelidade, em 2020, a Medalha de Honra, em 2019, e a Medalha de Devotamento, em 2018.