Rio - Uma nova subvariante da covid-19 foi identificada pela Prefeitura do Rio circulando na cidade. O novo vírus deriva da variante Ômicron e se chama JN.
De acordo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), uma mulher, de 37 anos, moradora de Jacarepaguá, na Zona Oeste, foi diagnosticado com a subvariante, mas não apresentou sintomas graves.
A contaminação da paciente pelo vírus se deu de forma local, então é provável que a nova variante já esteja circulando na cidade. Ao todo, no Brasil, já foram confirmados 80 casos da covid-19 JN.
Segundo o secretário Daniel Soranz, apesar de nova, a variante é suscetível à vacina de covid que possui a proteção contra a Ômicron, mesmo em casos mais graves.
"Ela é sensível à vacina, então as formas graves de covid-19 continuam estando protegidas com a vacinação", disse o secretário, que ainda alertou para o fim da campanha de imunização com a vacina XBB.
Aberta a toda população a partir dos seis meses de idade, a vacinação está liberada até esta sexta-feira (6) em todas as unidades de saúde do município.
O Painel Rio Covid-19, da Prefeitura do Rio, indica em que 2024 foram registrados 42.682 casos da doença, sendo 731 desses graves, com 115 óbitos. A maioria das vítimas são mulheres (66%) com idade entre 50 e 59 anos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.