Traficantes controlam piscina construída dentro da comunidade do JuramentoReprodução / Redes Sociais
PM realiza operação no Morro do Juramento para prender envolvidos em guerra territorial
Região sofre com intensos tiroteios entre o Comando Vermelho (CV) e o Terceiro Comando Puro (TCP)
Rio - A Polícia Militar realizou uma operação na comunidade do Juramento, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte, nesta segunda-feira (17), para prender criminosos envolvidos em disputas territoriais. A região sofre com uma guerra entre o Comando Vermelho (CV) e o Terceiro Comando Puro (TCP).
O Instituto Fogo Cruzado registrou tiros no Juramento às 6h, às 6h35 e às 7h30. A corporação informou que a ação desta segunda foi encerrada sem saldo operacional.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Clínica da Família (CF) Herbert de Souza suspendeu o funcionamento. Já a CF Ana Maria Conceição dos Santos Correia manteve o atendimento à população, interrompendo Apenas as atividades externas. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), cinco escolas foram impactadas.
A operação aconteceu cinco dias após uma guerra se iniciar na comunidade. Na tarde deste domingo (16), um intenso confronto assustou moradores, motoristas e afetou a circulação do metrô. Imagens publicadas nas redes sociais mostraram carros parados na Avenida Pastor Martin Luther King Jr., enquanto pessoas buscaram proteção dos tiros se abaixando no asfalto.
Outros registros também mostraram passageiros deitados no chão da estação do metrô de Vicente de Carvalho. Por conta do confronto, o tráfego do metrô chegou a ser paralisado entre as estações Irajá e Engenho da Rainha. As estações de Vicente de Carvalho e Thomaz Coelho tiveram acessos fechados. A operação foi restabelecida por volta das 19h40.
Segundo relatos, o TCP iniciou uma tentativa de invasão na comunidade na última quinta-feira (13) e entrou em confrontos com o CV, que controla o território. Vídeos mostram criminosos do Terceiro Comando Puro em uma piscina construída pela facção rival no local. Nesta madrugada, o Comando Vermelho teria retomado o espaço depois de novas trocas de tiros.
Na quinta-feira (13), uma mulher foi atingida por uma bala perdida durante um confronto e o motorista de uma van teve o para-brisa perfurado por um dos disparos, que atravessou o vidro e o acertou de raspão no ombro. Na sexta-feira (14), o Esquadrão Antibomba precisou ser acionado para verificar e desativar um artefato explosivo encontrado nas proximidades da comunidade.
Outras operações
A PM também realiza, na manhã desta segunda-feira (17). uma operação nas comunidades Serrinha e Primavera, nos bairros Madureira e Cavalcante, na Zona Norte. As ações tem o objetivo de prender os envolvidos em guerras entre facções.
As duas comunidades são comandadas por traficantes da facção Terceiro Comando Puro (TCP). De acordo com a PM, atuam nas regiões agentes do 9º BPM (Rocha Miranda) e de unidades do 2º Comando de Policiamento de Área (CPA).
Por conta da ação, escolas da rede municipal precisaram ser fechadas. Na comunidade da Primavera, em Cavalcante, duas unidades escolares foram impactadas. Já na Serrinha, em Madureira, quatro colégios não estão funcionando durante o período da manhã.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.