Rio - Criminosos sequestraram 18 ônibus para usar como barricadas e bloquear trechos da Avenida Ernani Cardoso, entre Cascadura e Campinho, e da Rua Clarimundo de Melo, em Quintino, na Zona Norte, na manhã desta quarta-feira (26). As ações são uma forma de atrapalhar uma operação da Polícia Militar. Ataques contra coletivos também foram registrados na Avenida Dom Hélder Câmara, na mesma região.
fotogaleria
De acordo com o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio (Rio Ônibus), 33 linhas que passam na região estão com impactos no itinerário.
Os bloqueios também impactaram no serviço de BRT. Segundo a Mobi Rio, há fluxo intenso de veículos e congestionamento no entorno do Terminal Paulo da Portela. Em razão da ocorrência, as linhas 35 (Paulo da Portela x Alvorada – Parador) e 41 (Paulo da Portela x Recreio – Expresso) operam com intervalos irregulares até a normalização do trecho.
A PM, por meio de equipes do 9º BPM (Rocha Miranda) e do 18º BPM (Jacarepaguá), informou que realiza uma ação conjunta para reprimir o crime organizado nas comunidades Fubá - dominada pelo Comando Vermelho - e Campinho, controlada pelo Terceiro Comando Puro.
Segundo a corporação, criminosos entraram em confronto com os policiais e fugiram para uma região de mata, onde os agentes realizam buscas para prendê-los. Até o momento, uma pistola foi apreendida.
Durante a ação, traficantes ordenaram que ônibus fossem atravessados em vias da região, com objetivo de atrapalhar a atuação das equipes.
A PM destacou que o policiamento foi intensificado e que os policiais atuam para restabelecer o fluxo natural de trânsito.
Às 10h15, o Centro de Operações Rio (COR) informou que a Avenida Ernani Cardoso foi totalmente liberada. Já a Rua Clarimundo de Melo, na altura da Rua Assis Carneiro, continua interditada nos dois sentidos.
Ônibus em barricada
- D13055 - 636 (Merck x Saens Peña);
- B32632 - 780 (Madureira x Pavuna);
- B11636 - 363 (Valqueire x Candelária);
- B11618 - 363 (Valqueire x Candelária);
- D33341 - 391 (Padre Miguel x Praça da República);
- D33357 - 391 (Padre Miguel x Praça da República);
- B11613 - 363 (Valqueire x Candelária);
- C47557 - 353 (Gardênia Azul x Terminal Gentileza);
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.