Por aline.cavalcante

Após 11 anos de obras, o Centro Petrobras de Cinema vai abrir as portas. Nesta semana será feito o teste na primeira das cinco salas do local, que fica no Caminho Niemeyer, no Gragoatá. De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, o complexo ficará completamente pronto ainda no segundo semestre deste ano, com direito a uma livraria e um espaço gourmet. Um verdadeiro ‘point’ principalmente para os alunos da UFF.

O projeto é uma parceria entre o município e o grupo francês Reserva Cultural, especializado em cinemas latino-americano e europeu. O investimento é de R$ 12 milhões. “A exemplo de outras áreas como saneamento e mobilidade, realizamos a parceria público-privada também aqui para solucionar essa questão. A prefeitura está trabalhando, no momento, na instalação de elevadores e da escada rolante de acesso às salas de cinema. No segundo semestre, a cidade terá esse novo equipamento cultural e de lazer. Um lugar com muita qualidade que não só revitalizará e qualificará os bairros do Gragoatá e de São Domingos como será um benefício para toda a cidade”, disse Rodrigo Neves.

Cinema fica no Caminho Niemeyer. O local também terá uma livrariaLUCIANA CARNEIRO/DIVULGAÇÃO

Serão 800 novas cadeiras de cinema na cidade com programação fora do circuito blockbuster. Presidente da Fundação de Artes de Niterói (FAN), André Diniz acredita que será uma nova opção necessária em Niterói. “Estamos com um complexo de entretenimento e cultural de excelência, e a Reserva Cultural tem um perfil de exibição de bons filmes, incluindo os europeus independentes. Isso se encaixa com a demanda que temos na cidade. Teremos um espaço ‘cult’ onde o cidadão poderá assistir a um filme de qualidade, frequentar a galeria de arte ou tomar um bom café. Um complexo bem completo!”

O prédio, que tem formato circular, é assinado pelo arquiteto Orcas Niemeyer. Fica na Av. Visconde do Rio Branco 1354.

Você pode gostar