Instituição de ensino conquista competição estudantil de Mangaratiba  - Divulgação
Instituição de ensino conquista competição estudantil de Mangaratiba Divulgação
Por Herculano Barreto Filho

A menos de dois meses do fim do ano, avançam as competições estudantis dos municípios que disputam os Jogos da Baixada. Em Mangaratiba, os jogos olímpicos escolares terminaram no dia 26 de outubro com vitória do colégio municipal Nossa Senhora das Graças (foto ao lado). Com medalhas de ouro natação e no vôlei, a instituição de ensino superou os rivais na classificação geral. A escola ainda ficou em 2º lugar no futsal e no atletismo. Com vitórias no xadrez e handebol, a Escola Municipal Coronel Moreira da Silva ficou com a medalha de prata na classificação geral. Mas a surpresa da competição ficou por conta do desempenho da escola Levy Miranda. A pequena instituição de ensino localizada na ilha da Marambaia dividiu o bronze com o Ciep 294 ao surpreender os favoritos com vitória no atletismo e 2º lugar no xadrez.

O desempenho dessas equipes vai ajudar a formar a base para a formação da delegação do município, que atuou nas duas últimas edições dos Jogos da Baixada ao aceitar o convite feito pela organização do maior evento socioesportivo da região. "A estrutura da competição foi montada voltada para os Jogos da Baixada. Incluímos a natação e ampliamos as modalidades de atletismo para descobrir novos atletas", explicou Kalil Maia de Miranda, coordenador de esporte na cidade.

HANDEBOL DE NOVA IGUAÇU E CAXIAS

Nos jogos estudantis de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, destaque para o handebol. Em Caxias, as decisões serão na próxima quarta-feira. Ponto positivo para o desempenho do Nova Campina, que está nas finais das quatro categorias. Três delas serão contra o Instituto Loide Martha: feminino sub-14, feminino sub-17 e masculino sub-17. Na decisão do masculino sub-17, o Nova Campina pega o Seice. Na próxima segunda-feira, ocorrerá a disputa da natação em Caxias.

Em Nova Iguaçu, a decisão do handebol feminino sub-17 foi disputada entre duas das instituições de ensino mais tradicionais da modalidade na Baixada Fluminense. O Colégio Estadual Antônio da Silva superou o Vila de Cava por 12 a 7. A escola vencedora é a mesma que revelou as principais estrelas de handebol já surgidas na Baixada: João Pedro, da seleção brasileira, e Lucila Vianna, ex-atleta da seleção feminina.

Você pode gostar
Comentários