Felipe, atleta de basquete, acendeu a tocha olímpica do Joeni - Divulgação
Felipe, atleta de basquete, acendeu a tocha olímpica do JoeniDivulgação
Por Herculano Barreto Filho

Depois de três anos, os Jogos Estudantis de Nova Iguaçu (Joeni) voltaram em grande estilo. A abertura oficial ocorreu na quarta-feira, no teatro do Sesc. A competição, que vai até 7 de dezembro, reúne 49 instituições de ensino e cerca de 3,5 mil atletas. O município está com moral. Nova Iguaçu é o atual campeão dos Jogos da Baixada. E deve usar a competição local para encontrar novos talentos e buscar o segundo título seguido na maior competição socioesportiva da região. "O torneio se torna como seletiva para os Jogos da Baixada", informou Alexandre Batista, secretário de Esporte e Lazer do município. O Joeni já revelou atletas como Lucila Vianna, ex-jogadora da seleção brasileira de handebol nos Jogos Olímpicos de 2000, 2004 e 2008. A história dela fez parte do livro 'Jogos da Baixada 20 Anos', lançado no ano passado pelo Jornal O DIA.

A história de Lucila, aliás, serve de inspiração para jovens que sonham com um lugar de destaque nas atividades esportivas que fazem parte da competição. É o caso, por exemplo, de Felipe Rogério Gomes da Silva. O aluno do Centro Educacional Senador Camará, na Posse, aparece na foto ao lado, acendendo a tocha olímpica do Joeni. Com apenas 16 anos, ele já é experiente nos Jogos da Baixada. Foi campeão da modalidade na categoria sub-14, em 2016. Na ocasião, o título ajudou a encaminhar a conquista do município na classificação geral do torneio. "Prometi ao meu pai, já falecido, que vou ser profissional e me tornar num grande jogador", disse. Ele é filho do professor João Luiz Gomes, uma espécie de papa-títulos no basquete dos Jogos da Baixada. Falecido em 2011, ele conquistou 12 títulos em 12 disputados no torneio.

LOIDE MARTHA SE DESTACA NOS JOGOS DE CAXIAS

Em Duque de Caxias, as disputas no handebol dos jogos estudantis do município chegam à reta final. E, a exemplo do que ocorreu no futsal, o Instituto Loide Martha mais uma vez marcou presença nas semifinais das quatro categorias. O desempenho não chega a ser surpresa. No ano passado, a instituição de ensino levou para casa as quatro medalhas disputadas na modalidade. As finais ocorrerão na próxima quarta-feira e no dia 7 de novembro.

Você pode gostar
Comentários