Mesquita 25/06/2022 - 23ª edição dos jogos da baixada, realizado na Vila Olímpica de Mesquita, neste sábado (25) :Fotos Erica Martin/ Agência O DiaFotos Erica Martin/ Agência O Dia

Neste sábado, a Vila Olímpica de Mesquita (Rua Baronesa de Mesquita, s/n°, em Cosmorama) sediou mais uma rodada dos XXIII Jogos da Baixada, o maior evento socioesportivo da região, uma realização do jornal O DIA com 14 prefeituras: Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaguaí, Japeri, Magé, Mangaratiba, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João de Meriti e Seropédica, apresentação do SESC, patrocínio da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, além de apoio de Vidas Emergências Médicas e TIM.
A programação começou às 9h20 com a semifinal do futsal masculino sub-14, que deveria ter sido em Queimados, depois foi transferida para Caxias no último domingo, mas a chuva não deixou. O time de Mangaratiba venceu Magé por 2x1 nos pênaltis.
Na sequência, na segunda semifinal Belford Roxo ganhou de Nilópolis 3x1.
Às 10h30, na grande final tão esperada, Mangaratiba venceu Belford Roxo por 2x1. Foi a primeira vez que a cidade, que já participa dos Jogos da Baixada há cinco edições, sagrou-se campeã.
O técnico do time vitorioso, Douglas Machado, já está há sete anos com a mesma equipe:
"Mudamos um ou outro ao longo desse tempo, mas basicamente são os mesmos atletas desde o início. O adiamento dos Jogos por dois anos, por conta da pandemia, atrapalhou bastante todas as equipes, mas a ideia é continuar o trabalho, inclusive para outros projetos futuros", avalia.
Com Mangaratiba campeã e Belford Roxo como vice, Magé ficou em terceiro lugar e Nilópolis, em quarto.

Equipe iguaçuana ganha de Belford Roxo por 19x2 e ainda leva títulos de melhor atleta e melhor técnico
Logo após a final do futsal começou o basquete feminino sub-17, com as garotas de Paracambi e de Mesquita se enfrentando. Paracambi saiu-se vencedora por 4x2.
Na sequência, Queimados venceu de 5 em cima da equipe de Nilópolis.
No terceiro jogo, Belford Roxo ganhou de 9 em cima de São João de Meriti.
Já na primeira das semifinais, Nova Iguaçu meteu 13x6 em Paracambi, que terminou em terceiro lugar.
Na segunda semifinal, Belford Roxo venceu Queimados por 10x4.
Na final, Nova Iguaçu ganhou de Belford Roxo por 19x02, sagrando-se, assim, campeã.
Segundo o treinador iguaçuano Natan Alves Comissário (que, inclusive, recebeu o prêmio de melhor técnico do dia), as garotas se prepararam em tempo recorde, apenas um mês, embora algumas atletas, é bem verdade, já praticavam basquete antes:
"Em primeiro lugar, queria agradecer a Deus. Foi Ele que nos sustentou para chegarmos até aqui. Queria agradecer às atletas também porque elas fizeram merecer. Sagraram-se campeãs com um trabalho muito simples.
Entre os planos futuros está o de continuar o trabalho.
. Também queria agradecer ao Prof. André Luís Penudo por ter coordenado toda a equipe."
Também foi de Nova Iguaçu o prêmio de melhor atleta do dia, para a estudante Giordana.

Próximas programações - Amanhã (domingo, 26), também na Vila Olímpica de Mesquita, é a vez do basquete masculino sub-17 e do torneio de xadrez.
Tudo o que acontece nos XXIII Jogos da Baixada pode ser acompanhado pelo Facebook (https://www.facebook.com/jogosdabaixada), pelo Instagram (@jogosdabaixada) ou pelo site jogosdabaixada.odia.com.br.