Rio - Cerca de 500 lojas identificadas com o selo de uma campanha que oferece descontos de até 70%. Profissionais do Senac RJ dando aulas de automaquiagem para a população. Intervenções teatrais do Sesc RJ com atores fantasiados. E um desfile com 25 modelos, que exibirão na passarela as peças em promoção no comércio a partir deste sábado. A primeira edição do ‘Angra Mais Por Menos’, que começou na última segunda-feira, está modificando a fotografia da cidade.
Serão 12 dias de atividades, num evento que se estende até o dia 16. A ideia surgiu em uma parceria entre o Sistema Fecomércio RJ e o Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio) de Angra dos Reis, em meio à primeira etapa do Mapa Estratégico do Comércio, no fim de março deste ano.
“As empresas estão fazendo negócios. O empresário que percebeu a importância do evento está conseguindo vender. As lojas aproveitaram para fazer propaganda usando o selo da campanha. O mais interessante é a adesão de vários segmentos. Temos padaria, supermercado, farmácia e até escritório de advocacia”, enumera o empresário Essiomar Gomes, presidente do Sicomércio.
Os próprios comerciantes já percebem uma melhoria no movimento. Ricardo Baher, gerente de vendas de uma loja de cosméticos, diz que o movimento dobrou nos três primeiros dias de adesão à campanha. “Antes, o movimento estava fraco, por causa da crise e até da época do ano. Colocamos produtos com descontos de 20% a 50% . Isso está atraindo mais clientes”, avalia.
Enquanto duas equipes itinerantes circulam pelos bairros para atrair a adesão de clientes e lojas à campanha, atividades atraem a atenção de quem passa pela Praça da Matriz. As oficinas de automaquiagem promovidas pelo Senac RJ começaram ontem de manhã e já receberam mais de cem pessoas. Entre elas, a dona de casa Rafaela Rodrigues da Silva, de 28 anos. Para ela, o evento representa bem mais do que só uma oportunidade para encontrar preços promocionais no comércio.
“Vou aproveitar os descontos para comprar uma blusinha, uma calça e um sapatinho. Mas a minha ideia é aproveitar esses cursos para buscar mais qualificação profissional. Esses cursos ajudam a melhorar o currículo na hora de procurar um emprego”, explica.
Será a terceira ação do calendário da Costa Verde, idealizado no Mapa do Comércio. A primeira ocorreu no fim de maio, com o Gastronomia do Mar, em Mangaratiba, que recebeu 10 mil pessoas. A segunda foi a tradicional Festa Internacional do Teatro de Angra (Fita), organizada pelo Sesc RJ, no mês passado, que gerou 1,6 mil empregos.
Desfile com ‘Barbie’ local
Em Angra dos Reis, ela já é celebridade. Eleita Miss Angra de 2016 há dois meses, a modelo Françoise Soares passou a ser abordada pelas ruas para atender pedidos de fotos. Leva até a faixa e a coroa de miss na bolsa para agradar os fãs. Mas a beleza da loura de 22 anos, 1,67 metro de altura e lábios carnudos ganhará visibilidade em todo o país neste ano. É que ela será o rosto da campanha de uma marca internacional de maquiagem para TV e revista.
Françoise, conhecida como a ‘Barbie’ de Angra, será a principal atração dos desfiles de peças de roupas das lojas que aderiram ao ‘Angra Mais Por Menos’. “Ela tem rosto de boneca e chama muito a atenção. Quando a gente anuncia que ela vai estar em algum evento em Angra, tem gente que vem só pra ver ela”, elogia a empresária Tatiana Musse, responsável pelo desfile, que trabalha com moda há oito anos.
O primeiro desfile ocorrerá hoje. O segundo será no dia 16, no encerramento do evento. As modelos irão para a passarela exibindo peças de 37 lojas que participam da campanha. “Vai ser um desfile bem moderno, com apresentações teatrais e danças. As meninas vão usar uma maquiagem futurista e vão desfilar com as roupas da coleção nova e outras, com preços promocionais”, diz Tatiana.