Por gabriela.mattos

Rio - Cerca de 500 lojas identificadas com o selo de uma campanha que oferece descontos de até 70%. Profissionais do Senac RJ dando aulas de automaquiagem para a população. Intervenções teatrais do Sesc RJ com atores fantasiados. E um desfile com 25 modelos, que exibirão na passarela as peças em promoção no comércio a partir deste sábado. A primeira edição do ‘Angra Mais Por Menos’, que começou na última segunda-feira, está modificando a fotografia da cidade.

Serão 12 dias de atividades, num evento que se estende até o dia 16. A ideia surgiu em uma parceria entre o Sistema Fecomércio RJ e o Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio) de Angra dos Reis, em meio à primeira etapa do Mapa Estratégico do Comércio, no fim de março deste ano.

“As empresas estão fazendo negócios. O empresário que percebeu a importância do evento está conseguindo vender. As lojas aproveitaram para fazer propaganda usando o selo da campanha. O mais interessante é a adesão de vários segmentos. Temos padaria, supermercado, farmácia e até escritório de advocacia”, enumera o empresário Essiomar Gomes, presidente do Sicomércio.

Modelos irão exibir coleções de lojas de Angra dos Reis em desfiles para divulgar campanha na cidadeDivulgação

Os próprios comerciantes já percebem uma melhoria no movimento. Ricardo Baher, gerente de vendas de uma loja de cosméticos, diz que o movimento dobrou nos três primeiros dias de adesão à campanha. “Antes, o movimento estava fraco, por causa da crise e até da época do ano. Colocamos produtos com descontos de 20% a 50% . Isso está atraindo mais clientes”, avalia.

Enquanto duas equipes itinerantes circulam pelos bairros para atrair a adesão de clientes e lojas à campanha, atividades atraem a atenção de quem passa pela Praça da Matriz. As oficinas de automaquiagem promovidas pelo Senac RJ começaram ontem de manhã e já receberam mais de cem pessoas. Entre elas, a dona de casa Rafaela Rodrigues da Silva, de 28 anos. Para ela, o evento representa bem mais do que só uma oportunidade para encontrar preços promocionais no comércio.

“Vou aproveitar os descontos para comprar uma blusinha, uma calça e um sapatinho. Mas a minha ideia é aproveitar esses cursos para buscar mais qualificação profissional. Esses cursos ajudam a melhorar o currículo na hora de procurar um emprego”, explica.

Será a terceira ação do calendário da Costa Verde, idealizado no Mapa do Comércio. A primeira ocorreu no fim de maio, com o Gastronomia do Mar, em Mangaratiba, que recebeu 10 mil pessoas. A segunda foi a tradicional Festa Internacional do Teatro de Angra (Fita), organizada pelo Sesc RJ, no mês passado, que gerou 1,6 mil empregos.

Desfile com ‘Barbie’ local

Em Angra dos Reis, ela já é celebridade. Eleita Miss Angra de 2016 há dois meses, a modelo Françoise Soares passou a ser abordada pelas ruas para atender pedidos de fotos. Leva até a faixa e a coroa de miss na bolsa para agradar os fãs. Mas a beleza da loura de 22 anos, 1,67 metro de altura e lábios carnudos ganhará visibilidade em todo o país neste ano. É que ela será o rosto da campanha de uma marca internacional de maquiagem para TV e revista.

Françoise, conhecida como a ‘Barbie’ de Angra, será a principal atração dos desfiles de peças de roupas das lojas que aderiram ao ‘Angra Mais Por Menos’. “Ela tem rosto de boneca e chama muito a atenção. Quando a gente anuncia que ela vai estar em algum evento em Angra, tem gente que vem só pra ver ela”, elogia a empresária Tatiana Musse, responsável pelo desfile, que trabalha com moda há oito anos.

O primeiro desfile ocorrerá hoje. O segundo será no dia 16, no encerramento do evento. As modelos irão para a passarela exibindo peças de 37 lojas que participam da campanha. “Vai ser um desfile bem moderno, com apresentações teatrais e danças. As meninas vão usar uma maquiagem futurista e vão desfilar com as roupas da coleção nova e outras, com preços promocionais”, diz Tatiana.

Você pode gostar