Prêmio do Senac abre portas para novos empregos

Cerca de 30 mil alunos disputam em 28 categorias

Por adriano.araujo , adriano.araujo

Rio - Isabella Lopes Santos ficou em primeiro lugar no estado na categoria Técnico em Estética. Hoje, trabalha em uma clínica no Shopping Via Brasil. Aluno da unidade do Senac RJ de Campo Grande, Wesley dos Santos Silva levou o título na categoria Técnico de Enfermagem. Agora, aguarda o registro do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ) para fazer entrevista de admissão no Hospital Pasteur, no Méier.

São as histórias de dois dos vencedores do ‘Talentos Senac’ no ano passado. Em sua sexta edição, o programa volta a avaliar 30 mil alunos no estado em 28 áreas de atuação, com o objetivo de conectá-los ao mercado de trabalho. Para competir, é necessário que o candidato tenha até um ano de conclusão do curso.

O evento tem três etapas. Na primeira fase, os alunos são avaliados nas 39 unidades do Senac RJ. Depois, enfrentam a etapa regional. Por último, 18 finalistas disputam o primeiro lugar em suas áreas de atuação. Isabella lembra da transformação na sua trajetória profissional após conquistar o primeiro lugar.

Isabella%2C na foto%2C ficou em primeiro lugar na categoria Técnico em EstéticaEny Miranda

Aos 16, foi estagiária de atendimento na sede do Detran e queria atuar na área de informática. Em maio de 2014, quando tinha 18 anos, ingressou no curso Técnico em Estética, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal. “Procurei na lista algo que me interessasse. Entrei no curso por acaso e acabei me apaixonando pela área. O primeiro contato que tive com Estética foi no próprio curso”, reconhece.

Aluna da unidade de Madureira, a garota de 20 anos ficou na primeira posição na etapa inicial do ‘Talentos Senac’ do ano passado. “Fiz a prova para testar. O resultado me pegou de surpresa”, relembra. Depois de ficar em terceiro lugar na etapa regional, Isabella conquistou o primeiro lugar na final.

De dezembro a março, ela trabalhou numa estética de sobrancelha. Em seguida, foi contratada na clínica no Shopping Via Brasil. Ainda que a sua maior conquista tenha sido entrar no mercado de trabalho, o primeiro lugar no ‘Talentos Senac’ mudou a sua forma de ver a profissão. “As professoras falaram que muitas empresas vão ali para dar oportunidade para os alunos. Ficar em primeiro lugar me deu autoconfiança. Vi que poderia ir mais longe”, diz Isabella, que já fez outros cursos de aperfeiçoamento e pretende abrir o seu próprio negócio.

Primeira fase já está em andamento

A primeira fase do ‘Talentos Senac’ 2016 começou ontem e será concluída em uma semana nas 39 unidades do Senac RJ. Os candidatos passarão por avaliações teóricas, práticas e estudos de caso. Na segunda etapa, os competidores enfrentarão as etapas regionais, entre 3 e 17 de setembro, incluindo o Rio e outros cinco municípios onde há unidades do Senac-RJ. Nessa fase, eles serão submetidos a provas e atividades em praças e shoppings.

O público irá acompanhar os desafios em laboratórios de vidros que funcionam como cozinhas, estúdios e quartos de hotel. O modelo de interação será mantido na grande final, em novembro, no Rio. No local os visitantes poderão conferir as provas dos 18 finalistas em cada categoria. Profissionais renomados nas suas áreas e executivos de empresas parceiras atuam como jurados. A iniciativa contribui para que os alunos entrem em contato com a realidade e exigências do mercado de trabalho.

Desde 2011, primeira edição do ‘Talentos Senac’, o evento já premiou quase 300 alunos e conquistou parcerias com mais de 115 empresas. Mais informações no site talentossenac.com.br.

O Senac RJ, braço de educação profissional do Sistema Fecomércio RJ que atua há 70 anos na capacitação de mão de obra, atingiu 70% de empregabilidade nos últimos anos. No ano passado, chegou a 153 mil alunos nas 39 unidades no estado.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia