Por gabriela.mattos

Rio - Oficinas de gastronomia, passeios culturais em fazendas históricas e muito batuque. A 14ª edição do Festival do Vale do Café começou nesta quinta-feira com uma programação que homenageia o centenário do samba. O evento também traz uma novidade tecnológica: um aplicativo para celular e tablet, que inclui mais de 60 atrações durante duas semanas atividades nos oito municípios da região com a localização online e offline das fazendas históricas.

A cantora Teresa Cristina fez a abertura do evento, ontem à noite, em Vassouras, com o show ‘Teresa Cristina Canta Cartola’. Carlinhos de Jesus se apresentará hoje, em Barra do Piraí. E amanhã, em Três Rios. Na próxima semana, a atração será Jorge Aragão, que irá cantar os maiores sucessos da sua carreira em Barra Mansa e Vassouras. A expectativa da organização é que o evento atraia 30 mil pessoas ao Vale do Café. O evento ainda contará com a apresentação do grupo ‘A Cor do Som’ e de concertos eruditos instrumentais gratuitos às sextas e sábados em praças, parques de exposições, igrejas e centros culturais.

Cantor Jorge Aragão será uma das principais atrações do festivalDivulgação/Gabriel Silva

“O grande diferencial neste ano é que a gente está fazendo grandes shows em oito municípios. E a homenagem ao centenário do samba é sempre incrível”, afirma Roberta Kelab, diretora de produção do evento.
O evento esteve em pauta em meio à sexta etapa regional do Mapa Estratégico do Comércio, no começo de junho, em Valença. Na ocasião, foi acertada a participação do Sistema Fecomércio RJ na organização.

“Já é um evento tradicional. Agora, com a entrada do Sistema Fecomércio RJ, aumenta a visibilidade e o contato com os empresários locais”, avalia Julio Cezar Freitas, presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio) de Três Rios, também envolvido com o planejamento do evento na região.

O festival também contará com visitas a cachaçarias, atrações infantis e Espaço Gastronomia Vale do Café, com ‘foodtrucks’ e barracas com a culinária local. O Senac RJ e o Sesc RJ ainda contarão com pontos de informações turísticas, onde irão oferecer passeios gratuitos com os alunos do curso Técnico em Guia de Turismo do Senac RJ.

Você pode gostar