Por gustavo.ribeiro
São Paulo - A cidade de São Paulo deu início nesta segunda-feira (15) a um cadastro para desempregados que desejam obter passe livre nos ônibus municipais. O Bilhete Único Especial do Trabalhador Desempregado será válido durante 90 dias para cada cidadão e pode ser solicitado no período de até três meses após o fim do seguro-desemprego.
O cadastramento está sendo feito no site da São Paulo Transportes (SP Trans), órgão gestor do sistema de transporte público no município. Os passageiros deverão encaminhar pelos Correios a documentação solicitada comprovando o direito à gratuidade.
Publicidade
Cada beneficiário terá direito a 12 cotas diárias durante até três meses. Cada cota permitirá realizar até oito viagens por dia nos ônibus. As cotas serão cenceladas no momento em que o passageiro informar à SPTrans que voltou a trabalhar ou no prazo de três meses.
O benefício vai custar R$ 20 milhões por ano aos cofres da prefeitura. O objetivo, segundo a SPTrans, é facilitar o deslocamento dos trabalhadores que estão em busca de uma nova oportunidade de emprego. A expectativa é de que entre 15 e 30 mil pessoas sejam beneficiadas pela medida mensalmente.