Por gustavo.ribeiro

Rio - Rodoviários de empresas de ônibus que operam ou têm como destino a cidade do Rio vão contar com o aplicativo Google Tradutor para o atendimento de turistas durante as Olimpíadas 2016. Uma parceria foi firmada entre a empresa de tecnologia americana e a Universidade Corporativa de Transporte (UCT), o canal de educação da Fetranspor. A proposta é capacitar instrutores, fiscais e cobradores a utilizar a ferramenta em seus celulares na comunicação com passageiros de outros países durante os Jogos.

"Estimamos que, com as aulas, possamos atingir mais de 1.200 rodoviários, que ainda serão multiplicadores desse conhecimento para outros profissionais. São funcionários do sistema de transporte do Rio, principalmente do BRT, de ônibus urbanos, metropolitanos e fretamentos. São esses rodoviários que irão atender as equipes olímpicas", revela Ana Rosa Bonilauri, diretora da UCT.

Instrutores do Google estarão nos principais terminais de ônibus da cidade para transmitir o conhecimento aos rodoviários. O aplicativo já será baixado nos aparelhos desses profissionais, que poderão utilizar suas ferramentas mesmo sem estar conectado a uma rede móvel de internet.

"O treinamento explica bem como se sair quando chegar um estrangeiro no ponto, para podermos traduzir a informação que ele quer pedir pra gente. Era muito complicado quando chegava um gringo, porque eles chegam sem saber de nada e quando eles percebem que a gente não está entendendo nada, eles ficam muito frustrados", lembra Daniele Quissamã, fiscal da Real Auto Ônibus.

Informação no idioma do turista

O aplicativo pode traduzir na hora frases escritas pelos rodoviários, transformando em áudio a versão na língua nativa do turista. Com a função da câmera, o rodoviário pode fotografar materiais informativos e/ou placas, também já traduzidas automaticamente. Os instrutores da empresa de tecnologia também vão distribuir uma pulseira com um microchip que inicia o aplicativo apenas com a aproximação do celular, facilitando sua abertura quando um turista solicitar informações nos pontos ou nos próprios ônibus.

"Essas aulas complementam o treinamento que desenvolvemos em vídeo-aula. Essa parceria com o Google tem sido uma relação de ganha-ganha. Nós inserimos o nosso funcionário em um ambiente virtual e produtivo. Ele está sendo útil à população e temos o maior interesse que ele tenha uma vivência no mundo virtual. Hoje, 97% da nossa população utiliza o celular. Estamos muito entusiasmados com esse projeto", conta Ana Rosa Bonilauri.

A primeira fase do treinamento aconteceu em sala de aula, na semana anterior, com instrutores do Google repassando as técnicas e ferramentas do aplicativo a alguns multiplicadores de empresas afiliadas à Fetranspor. Esses profissionais levarão o conhecimento adquirido a rodoviários de suas respectivas empresas.

"Nunca tinha visto essa ferramenta e sei que será de grande utilidade. A gente sempre dava o nosso jeitinho, ia falando, explicando com sinais, e, no fim, acaba se entendendo. Não havia essa ferramenta, havia uma dificuldade na tradução, em conversar com o turista. Agora, usando o tradutor, a facilidade de comunicação será muito maior", explica Miguel Francisco da Rosa, instrutor técnico na Viação Teresópolis e um dos escolhidos para fazer as aulas do Google.

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