Por gustavo.ribeiro

Rio - Três aplicativos de mobilidade urbana que venceram, no início de junho, um concurso internacional organizado pelo Instituto de Pesquisa da Suécia estarão em breve disponíveis para a população carioca. Os apps Livrit, RioGo e Trafi, desenvolvidos pela iniciativa privada, têm funções de inclusão social para deficientes físicos e de planejamento de viagens.

Assim que os aplicativos entrarem no ar, os cariocas serão beneficiados com facilidades como a possibilidade de escolha das melhores rotas de deslocamento, planejador de viagens para fazer combinações de transportes públicos, indicação de pontos de ônibus para pessoas com deficiência, noseventos olímpicos e demais atividades turísticas e culturais da cidade.

Conheça, a seguir, os vencedores em cada categoria do Concurso de Transporte da Cidade Olímpica. A premiação é resultado de acordo de cooperação técnica entre a Empresa Municipal de Informática (IplanRio), o Centro de Operações Rio (COR) e o Instituto Viktoria Swedish ICT (Instituto de Pesquisa da Suécia).

A sede do Centro de Operações Rio (COR)%2C na Cidade Nova%2C foi palco%2C no dia 7 de junho%2C da cerimônia de premiação do Concurso de Transporte da Cidade OlímpicaDivulgação

Categoria 1: Conforto e acessibilidades

Livrit (Brasil)

Tem como foco a inclusão social e a mobilidade urbana para pessoas com deficiência. Em uma plataforma amigável, o Livrit reúne informações tanto de caminhos acessíveis como de locais que precisem de melhorias. Além disso, o aplicativo permite que as autoridades entendam melhor as necessidades do público.

Categoria 2: Vivenciando as Olimpíadas

RioGo (Austrália)

Criado pela SkedGo, o aplicativo vai facilitar o planejamento de mobilidade durante o período olímpico e outras atividades, procurando opções de trajetos e facilitando a chegada do público aos locais de competição. O aplicativo também servirá como legado para os turistas após os Jogos Olímpicos.

Categoria 3: Planejamento de Viagens

Trafi (Lituânia)

Com histórico em auxiliar os viajantes pelo mundo, o Trafi demonstrou durante o concurso sua capacidade de apresentar muitas opções de transporte urbano no Rio utilizando a interação com diferentes mídias sociais. 

Você pode gostar