Por gustavo.ribeiro

A partir do dia 18 de julho, a população de Curitiba vai começar a ver os ônibus elétricos híbridos da Volvo realizando testes de demonstração nas ruas da capital paranaense. É a primeira cidade da América Latina a receber o modelo, que representa um avanço no projeto de eletromobilidade da marca para o desenvolvimento de sistemas de transporte sustentável.

Curitiba recebe primeiro ônibus elétrico híbrido da VolvoDivulgação

O ônibus elétrico híbrido vai circular no transporte de passageiros na linha Juvevê Agua Verde, por um período de seis meses. “É mais um passo que Curitiba dá na direção da sustentabilidade. Queremos cada vez mais incorporar novas tecnologias e reduzir a emissão de poluentes, pensando em soluções que beneficiem o maior número de pessoas e coloquem o coletivo acima do individual”, afirma o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet.

Com tecnologia plug-in, o elétrico híbrido permite a recarga de bateria em pontos de embarque e desembarque de passageiros. O projeto é resultado de uma parceria global da Volvo com a Siemens, que desenvolveu as estações de carregamento rápido da bateria do motor elétrico, que propicia aos veículos maior tempo de operação em modo elétrico, reduzindo o uso de combustíveis fósseis.

O sistema reduz em até 75% o consumo de diesel e a emissão de poluentes. Além disso, o consumo total de energia do modelo é 60% menor que dos ônibus movidos a diesel, o que representa um enorme ganho ambiental para a cidade.

“Este veículo é mais um passo que damos para a consolidação do projeto de eletromobilidade da Volvo na América Latina. Mantemos com Curitiba, cidade sede do Grupo Volvo continente, uma longa história para a demonstração e desenvolvimento de tecnologias e soluções de transporte que ofereçam mais qualidade aos sistemas de transporte e atendam às demandas e compromissos globais de redução de emissões”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.

Você pode gostar