Por claudio.souza

Rio - Os ônibus que passam pela Avenida Brasil ganharam duas faixas exclusivas, em cada direção, nas pistas centrais da Avenida Brasil, entre nas entre o Caju e a Ilha do Governador e do Trevo das Margaridas ao Trevo das Missões.O novo esquema começou a funcionar no dia 11 de julho.

As pistas centrais da avenida Brasil são agora exclusivas para ônibusDaniel Castelo Branco


"Em cada sentido, diminuímos uma faixa do tráfego geral e aumentamos de uma para duas as faixas de ônibus, priorizando o transporte público. Vai melhorar bastante o tempo de chegada nas linhas diretas", diz o secretário municipal de Transporte, Alexandre Sansão.

Ele estima que 50 mil pessoas usam ônibus por hora e por sentido, contra 15 mil que usam automóveis. Segundo ainda o secretário, além do aumento de capacidade, haverá uma melhora na fluidez do trânsito, já que durante as obras, ônibus e carros tiveram que trafegar nas mesmas vias.

Futuramente as vias pavimentadas com concreto devem receber o BRT TransBrasil (Deodoro-Centro), previsto para 2017.

A prefeitura ainda deve apertar cerco na fiscalização, afim de garantir a prioridade aos coletivos, além de incrementar a sinalização vertical, advertindo os motoristas sobre as faixas. Durante Jogos, os veículos da família olímpica dividirão as pistas com os coletivos.


Você pode gostar