Ônibus ganham duas pistas exclusivas em cada direção da Avenida Brasil

Coletivos já podem circular pelas faixas que serão do BRT Transbrasil. Durante Jogos, veículos olímpicos dividirão local

Por claudio.souza

Rio - Os ônibus que passam pela Avenida Brasil ganharam duas faixas exclusivas, em cada direção, nas pistas centrais da Avenida Brasil, entre nas entre o Caju e a Ilha do Governador e do Trevo das Margaridas ao Trevo das Missões.O novo esquema começou a funcionar no dia 11 de julho.

As pistas centrais da avenida Brasil são agora exclusivas para ônibusDaniel Castelo Branco


"Em cada sentido, diminuímos uma faixa do tráfego geral e aumentamos de uma para duas as faixas de ônibus, priorizando o transporte público. Vai melhorar bastante o tempo de chegada nas linhas diretas", diz o secretário municipal de Transporte, Alexandre Sansão.

Ele estima que 50 mil pessoas usam ônibus por hora e por sentido, contra 15 mil que usam automóveis. Segundo ainda o secretário, além do aumento de capacidade, haverá uma melhora na fluidez do trânsito, já que durante as obras, ônibus e carros tiveram que trafegar nas mesmas vias.

Futuramente as vias pavimentadas com concreto devem receber o BRT TransBrasil (Deodoro-Centro), previsto para 2017.

A prefeitura ainda deve apertar cerco na fiscalização, afim de garantir a prioridade aos coletivos, além de incrementar a sinalização vertical, advertindo os motoristas sobre as faixas. Durante Jogos, os veículos da família olímpica dividirão as pistas com os coletivos.


Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia