Por thiago.antunes

Rio - Duas semanas após a prefeitura autorizar a circulação de táxis em parte do BRT Transcarioca, diversas irregularidades já foram flagradas. Imagens do Consórcio BRT Rio mostram taxistas trafegando em horários, dias e trechos não permitidos. Já houve até invasão da pista na contramão.

O consórcio registrou quatro táxis circulando na Estação Maré, na Avenida Brigadeiro Trompowski, sentido Galeão, entre 20h11 e 20h12 da última quinta-feira. Segundo resolução publicada no dia 12, esses veículos podem transitar das 7h às 20h em dias úteis e aos sábados, entre a rotatória da Avenida dos Campeões, em Ramos, e o Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador. Pouco antes, às 19h24, um táxi invadiu a pista segregada na contramão, também na Maré.

A autorização abriu precedente para taxistas transitarem em trechos proibidos. Na sexta-feira, um deles passou pela Estação Mercadão às 18h37, sentido Galeão. No domingo, apesar da proibição do dia, pelo menos cinco táxis passaram pela Estação Maré entre 9h24 e 15h15.

A Guarda Municipal informou que iria reforçar a fiscalização a partir de ontem à noite. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, veículos que utilizam a pista do BRT sem autorização estão sujeitos a multa e o taxista pode receber notificação administrativa se for flagrado por fiscais. Como O DIA publicou domingo, o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento considera a liberação para táxis prejudicial ao transporte público.

Você pode gostar