Técnicos da SEAS e SEMAS - Divulgação
Técnicos da SEAS e SEMASDivulgação
Por O Dia
Na última segunda-feira (21), técnicos da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), juntamente com técnicos da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) visitaram as cinco áreas de São João de Meriti que vão ser contempladas pelo programa Florestas do Amanhã. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da SEAS, em cumprimento do Acordo de Paris, prevê a redução da emissão de gases, juntamente com o plantio e a recuperação da Mata Atlântica.
De acordo com a SEMAS, a ideia é reflorestar a APA do Limoeiro no Jardim Metrópole, a APA da Vila Andorinhas, no bairro de mesmo nome, a APA da Aeronáutica em Olavo Bilac, Parque Boa Vista (Pau Branco), e o Parque Natural Municipal Jardim Jurema, no Parque Teles de Menezes (Venda Velha), totalizando 50 hectares.
Publicidade
Aprovado em junho pela Câmara de Compensação Ambiental do Rio de Janeiro, o programa da SEAS irá contemplar 16 cidades e prevê o reflorestamento de 1.100 hectares de Mata Atlântica. Ao todo 2,5 milhões de árvores serão plantadas nos 16 municípios da Região da Bacia Hidrográfica V, que abrange, entre eles, São João de Meriti.
50 hectares serão reflorestados no município. - Divulgação
Publicidade
Segundo o secretário da SEMAS, André Mazoni, o início do plantio deve acontecer já nos próximos meses, respeitando o calendário agrícola e prevê ainda a manutenção das áreas por quatro anos: “Esta é uma forma de conseguirmos trazer mais verde para nossa cidade que, como sabemos, é altamente urbanizada. Dessa forma será possível melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou o secretário.
De acordo com o Governo do Estado, haverá geração de emprego e renda para a população local. Os recursos virão do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), depositados no Fundo da Mata Atlântica.
Publicidade