Os acusados já haviam sido denunciados na segunda fase da operação Quarto Elemento - Reprodução
Os acusados já haviam sido denunciados na segunda fase da operação Quarto ElementoReprodução
Por O Dia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), obteve, junto à 1ª Vara Criminal de São João de Meriti, a decretação da prisão preventiva dos policiais civis Gabriel Jorge Oliveira de Medeiros Souza e Rafael Luz Souza, acusados dos crimes de extorsão e usurpação de função pública.
Os acusados já haviam sido denunciados na segunda fase da operação Quarto Elemento e encontram-se presos. Segundo o MPRJ, eles são investigados por uma ação cujo objetivo era obter lucros espúrios, ao dirigirem-se a um comércio e, simulando uma abordagem policial, constrangerem um comerciante a entregar cigarros e uma quantia em dinheiro, mediante grave ameaça, e de fornecerem os meios para que uma terceira pessoa atuasse como se policial civil fosse, durante a ação.
Publicidade
A denúncia, que é um desmembramento da operação Quarto Elemento, baseou-se no relato de um colaborador, exatamente a pessoa que atuou falsamente como policial civil durante as ações dos denunciados, além de depoimentos de vítimas e testemunhas.
Operação Quarto Elemento
Publicidade
De acordo com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), a Quarto Elemento foi uma operação que prendeu criminosos que se utilizavam da prática de “botes”, isto é, ao identificarem possíveis infratores da lei e seu potencial econômico, cumpriam diligências policiais sobre eles e, sob graves ameaças e pressões psicológicas, exigiam dos familiares e das vítimas quantias em dinheiro para a sua liberação.