São João de Meriti apresentou para a população seu mais novo equipamento cultural: a Casa de Memória Marinheiro João Cândido.
O espaço que será construído no terreno em frente ao posto de saúde Aníbal Viriato, no Jardim Meriti, terá cursos, diversas atividades e vai guardar o acervo de um grande representante do movimento negro, herói municipal e estadual, reconhecido líder da Revolta da Chibata, que pedia o fim dos castigos físicos na Marinha em 1910.
“Hoje estamos vivendo um momento ímpar na história da política. Inaugurar um espaço como esse é de suma importância para a história do município e, eu, como apoiador da cultura, não poderia deixar de abraçar essa causa juntamente com o prefeito Dr. João”, discursou o deputado estadual Valdecy da Saúde.
O prefeito Dr. João reforçou a importância de preservar a memória do marinheiro: “Manhã de uma conquista importante para a história cultural da nossa cidade. Juntos demos início aos trabalhos para a construção da Casa de Memória Marinheiro João Cândido, importante representante da luta do movimento negro”.
O projeto da Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj) tem a participação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Participaram do encontro o diretor cultural da Alerj, Nelson Freitas, representando o presidente da casa legislativa André Ceciliano; José Roberto Gifford, presidente da Funarj; Alex Castellar, assessor especial do governador, veio representando-o; Sr. Candinho, filho do marinheiro João Cândido; Mirian Rodrigues, subsecretária municipal de Turismo e o Frei Tatá, superintendente municipal de Igualdade Racial.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.