Evento integra o tradicional Festival de Verão, este ano aberto a participantes e público em dia com a vacinação contra a Covid-19 Divulgação
De acordo com a Confederação Brasileira de Vôlei, o Circuito Brasileiro passou a ser dividido em duas competições por etapa. O Aberto reúne as duplas entre o 8º e o 14º lugar no ranking, além de dois convidados e oito parcerias classificadas pelo qualifying. As partidas acontecem de quarta a sexta-feira (02 a 04/02). Já o Top 8 será disputado de sexta-feira a domingo (04 a 06/02) pelas sete duplas mais bem ranqueadas, além de um convidado especial: o campeão do Aberto anterior, que ganha o wild card como bônus pela performance.
Esse sistema permite jogos mais nivelados, já que no modelo atual, de competição única com 24 times no torneio principal, os confrontos eram definidos pela colocação no ranking: o mais bem ranqueado enfrentava o time de colocação mais baixa e assim por diante. Também tem menos dias de competição para cada atleta, o que diminui o desgaste com a viagem e permite mais tempo para ativações especiais de patrocinadores e da CBV. Este convite para o Top 8 é mais um estímulo para que uma dupla que começa o ano disputando o Aberto sonhe em brigar por uma participação no Circuito Mundial.
Incentivo ao esporte
Além de movimentar a economia e o turismo na cidade, a realização de eventos do porte da Etapa Brasileira de Vôlei de Praia serve como incentivo ao esporte no município. "Ver grandes nomes do esporte bem pertinho de casa encanta a todos, principalmente as crianças. Eles são o futuro e temos que investir neles para que, em breve, tenhamos um saquaremense disputando os jogos da elite do vôlei nacional", informou a Prefeita Manoela Peres.
O Festival de Verão é uma realização da Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo. O evento reúne atletas profissionais e amadores em disputas de diversas modalidades, além de oferecer aulões de dança e circuitos funcionais, gratuitamente, à população. Por conta da pandemia do coronavírus, neste ano a entrada de atletas e torcedores nas arenas só será permitida após a comprovação da vacinação completa contra a Covid-19.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.