Rio - Estamos em julho, mês das férias escolares, em que muitos pais acabam aproveitando para tirar uns dias e curtir a família – além de professores e outros trabalhadores que gostam do tempo frio (pelo Brasil) ou o verão nos outros continentes. Nesse período, viagens são a pedida certa. Seja de carro, ônibus ou avião, o importante é relaxar e se divertir. Porém, o risco de problemas de circulação por conta do tempo das viagens, e por ficar sentado por um longo período, é grande.
Segundo um estudo publicado no periódico científico 'Circulation', feito por pesquisadores da Universidade de Osaka, no Japão, ficar por mais de cinco horas seguidas sentado pode aumentar em até 70% o risco de embolia pulmonar. Por isso, O DIA conversou com o presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ), Breno Caiafa, que deu dicas para prevenir a má circulação durante o trajeto.
Tempo parado e estresse
Segundo o especialista, o ideal é tente se mexer, levantar e andar (se possível). “O sistema circulatório precisa da movimentação para se manter bem condicionado. Esse é um dos itens mais importantes para fazer o corpo funcionar corretamente. Em determinadas situações, o melhor é escolher a cadeira do corredor, assim, temos mais liberdade para se movimentar", diz. Pode-se dizer que o stress é um hábito da vida moderna. Ficar preso no engarrafamento, perder o voo, se atrasar, até mesmo o medo de viajar de avião podem ser motivos para estresse. "Esta tensão contínua e exagerada causa desequilíbrios no organismo, recomendo que a pessoa fique relaxada e evite o estresse", aconselha.
Dormir e se alimentar
O sono é extremamente importante para o corpo. Segundo Caiafa, ter uma boa noite de descanso antes da viagem é fundamental. Uma dieta balanceada e saudável também é importante. "Evite o sal, produtos refinados, consuma frutas e verduras frescas. O sódio retém líquido no organismo, aumenta o trabalho cardíaco e favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares e renais. Enlatados e conservas contém uma grande quantidade de sódio e contribuem para os efeitos prejudiciais do nutriente no organismo. E não se esqueça de beber bastante água. Ambientes fechados como ônibus e aviões costumam ter ar-condicionado, o que contribui para nossa desidratação", explica o médico.
Outra dica é escolha das meias. As elásticas, ajudam a comprimir a musculatura da panturrilha e fazem uma ação imediata sobre os músculos que atuam no sistema venoso e auxiliam na circulação sanguínea. “Antes de iniciar uma longa viagem, coloque a meia e retire apenas quando chegar ao seu destino final. A chance de sintomas relacionados às varizes e a insuficiência venosa aparecerem tendem a ser menores”, finaliza.