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A Drogaria Onofre, rede com 42 lojas espalhadas por três estados e com um dos mais ativos sistemas de e-commerce do país, acaba de concluir a implantação de um projeto de inteligência de dados. Esse programa oferece à sua alta gestão uma visão multidimensional e dinâmica do desempenho operacional da empresa, com base no cruzamento de centenas de indicadores e sua articulação com a estratégia do negócio.

Batizado internamente de 'Prisma', o projeto consumiu cerca de seis meses para definir o escopo das informações relevantes para o core-business e para a criação das regras de negócio que iriam alimentar os painéis de informação analítica. Após essa fase de conceituação, a Drogaria Onofre conseguiu, em apenas 60 dias, integrar uma grande massa de dados de múltiplas fontes, sistêmicas e não sistêmicas, em um repositório unificado e compatível com as novas ferramentas de análise.

Além de oferecer a visão de desempenho individualizado de cada um dos seus 12 mil itens de portfólio, o Prisma permite a análise de vínculos envolvendo mais de 400 indicadores de negócios, tais como tíquete médio por venda ou por loja, meios de pagamento, taxa de devoluções, números de transações, implicações fiscais e financeiras de transações, custos de frete e taxas de retorno por item.

Sincronismo

Por meio dos recursos do programa, a rede consegue também acompanhar, de forma sincronizada, os desempenhos de negócios no e-commerce e nas lojas físicas e monitorar resultados de ações promocionais. De acordo com Joaquim Dias Garcia Neto, diretor de TI da Drogaria Onofre, a fase de planejamento demandou um tempo bastante longo nas definições técnicas e de negócio. "Esta defasagem temporária deixava a drogaria praticamente às cegas em relação a dados da operação. Essa ferramenta nos permitiu um grande ganho de tempo de desenvolvimento e nos processos que precisariam ser construídos para garantir as interfaces de informações desde as origens até o repositório do Prisma", afirma Garcia Neto.

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