Por

A Sanofi Pasteur anunciou, na última semana, a comercialização da vacina quadrivalente contra meningite meningocócica. Prevenível contra quatro tipos da doença A, C, W e Y o imunizante é indicado de nove meses a 55 anos e estará disponível em clínicas particulares de vacinação, hospitais, laboratórios e farmácias.

As vacinas estimulam a produção de defesas por meio de anticorpos específicos contra determinadas doenças, ensinando nosso organismo a se defender de forma eficaz. Nesse caso, a vacinação na infância com todas as doses necessárias e em outras faixas etárias são necessárias para maior proteção. "A proteção não se prolonga porque o estímulo do sistema imune não é suficiente a ponto de produzir uma ótima memória imunológica", explica Ana Paula Flora, gerente médica da Sanofi Pasteur.

Além da proteção contra o meningococo C, existente no calendário público de vacinação, essa vacina quadrivalente protege, ainda, contra outros três grupos de meningococo: A, W e Y. A doença meningocócica pode matar em apenas 24 horas. As pessoas que sobrevivem podem carregar sequelas como perda da audição, danos cerebrais e renais, amputações e problemas do sistema nervoso.

A doença é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. As meningites bacterianas, que são as que podem ser prevenidas por vacina, são as mais perigosas do ponto de vista da saúde pública, devido à sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos e, ainda pela gravidade dos casos.

INCIDÊNCIA

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. São mais de 2 mil casos por ano desde 2010 e 243 óbitos somente em 2016, de acordo com o Ministério da Saúde. Desse modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no inverno. As virais ocorrem com maior incidência no verão.

Você pode gostar
Comentários