MAIS GENÉRICOS

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Cresceu o número de brasileiros que optam pela compra de medicamentos genéricos. É o que mostra a Análise do Perfil de Compra em Farmácias 2018, realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (Ifepec). Segundo os dados, 45% dos consumidores adquiriram medicamentos deste tipo no ano passado. Outros 55% compraram predominantemente os de marcas.

"Os genéricos já venceram uma desconfiança inicial e natural que enfrentaram no mercado. Hoje, já fazem parte das opções de escolhas dos consumidores. Eles possuem um grande potencial competitivo por causa da economia que proporcionam. Os preços são fundamentais na escolha", analisa Edison Tamascia, presidente da Febrafar.

MARCAS ALTERNATIVAS

A pesquisa, que foi feita com consumidores de todos os estados, também aponta a prioridade que os clientes estão dando ao preço em relação à marca na hora de adquirir medicamentos. Segundo o estudo, 33% dos consumidores acabaram comprando produtos diferentes do objetivo inicial e metade desses clientes buscavam economia. "É importante reforçar, porém, que o cliente não está indo contra a indicação médica, mas sim buscando uma alternativa real. O genérico possui a mesma substância ativa, forma farmacêutica e dosagem que o medicamento de referência", complementa Tamascia.

EM BUSCA DE ECONOMIA

A pesquisa teve como objetivo apurar as características de compras de medicamento dos brasileiros, bem como o tipo de medicamento adquirido, o índice de intercambialidade de medicamento e os motivos que levaram a essa troca. "Essa pesquisa comprova uma característica muito comum nos brasileiros que é não ser fiel ao produto que foi procurar, ouvindo a indicação dos farmacêuticos. O principal fator de intercambialidade é o preço, demonstrando que o brasileiro se encontra mais preocupado com o bolso", explica o presidente.

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