Por

Drogarias e farmácias de todo o país promovem, até a próxima sexta-feira, a segunda etapa das Campanhas de Saúde 2018. O objetivo dessa iniciativa, encabeçada pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), é ressaltar a importância da imunização na prevenção de doenças como a gripe e orientar a população para que estejam com a vacinação em dia. A ação é gratuita e envolverá milhares de estabelecimentos do grande varejo farmacêutico, inclusive aqueles que já oferecem o serviço de vacinação.

Segundo Sergio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma, a campanha irá se concentrar no rastreamento e detecção de adultos e idosos que precisam fazer o reforço das vacinas, além da orientação a gestantes. Recomenda-se levar a carteira de vacinação. "Seis em cada dez adultos não estão com a carteira de vacinação em dia. É um número preocupante, pois eles também precisam de imunização contra doenças como meningite, hepatite B, pneumonia, dengue, febre amarela, entre outras", explica.

Com a regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em dezembro do ano passado, e o respaldo da Lei Federal n° 13.021/2014, farmácias estão habilitadas a praticar o serviço de vacinação mediante criação de uma estrutura física específica e segura, por meio de profissionais treinados e capacitados. "Um levantamento apontou que 43% da população tem interesse em receber vacinas nas farmácias", ressalta Barreto.

A imunização e demais campanhas de saúde fazem parte do programa de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma, que está transformando as farmácias brasileiras. As ações serão estendidas até novembro e contemplarão ainda temas como tabagismo, asma, autocuidado, colesterol, hipertensão, revisão da medicação e diabetes. Hoje, mais de 1.650 lojas de grandes redes oferecem o atendimento clínico personalizado em mais de 350 municípios brasileiros, com custos acessíveis e mediante o agendamento de consultas.

Você pode gostar
Comentários