Por

Estão abertas as inscrições para idosos que desejam participar do Saúde na Praça, projeto social da Drogaria Venancio, que está completando sete anos neste mês. A rede, que atua no segmento há quase 40 anos, leva mais uma vez aulas de ginástica gratuitas para 1,6 mil idosos do Rio de Janeiro. As atividades acontecem em seis praças espalhadas pela cidade. Na Barra, os locais são Pomar da Barra e Parque das Rosas. No Catete, acontece no Largo do Machado. Já em Copacabana, na Praça Serzedelo Correa. Na Tijuca, os pontos escolhidos são Afonso Pena Saens Peña, onde foi inaugurada a primeira unidade da rede, em 1979.  

Além da prática de exercícios físicos, os alunos serão estimulados ao convívio social. "A ausência desse tipo de relação pode causar efeitos negativos na capacidade cognitiva dos idosos, além de aumentar o risco de depressão que atinge cerca de 10% da população idosa do Brasil. A interação social e a prática de atividade física regular são fatores de proteção no envelhecimento ativo e devem fazer parte do curso natural da vida, explica Fernando Pedrenho, coordenador do Saúde na Praça e profissional de Educação Física.

Para Armando Ahmed, presidente da Drogaria Venancio, o que mais encanta no projeto é o envolvimento das pessoas. "É uma proposta muito bonita, que deixa todos felizes. As pessoas envolvidas se sentem lisonjeadas por fazer parte de algo que enriquece tanto as nossas almas", comenta.

Aqueles que quiserem conhecer o projeto podem se inscrever comparecendo à praça de interesse, sempre no período da manhã. Professores e estagiários estão nos locais todos os dias. É preciso levar um atestado médico e um documento com foto. Em 2016, a rede recebeu o conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto, concedido pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O motivo do prêmio foi o trabalho desenvolvido no Saúde na Praça. A homenagem é prestada aos que se destacam na sociedade brasileira. Atualmente, são 58 lojas. Recentemente, quatro drogarias foram inauguradas: Leblon, Centro, Copacabana e Gávea. Outras seis unidades serão abertas no Estado neste ano.

Você pode gostar
Comentários