O Zoo de Volta Redonda tem vagas para visitação no final de semana - Divulgação
O Zoo de Volta Redonda tem vagas para visitação no final de semanaDivulgação
Por O Dia
Volta Redonda - O Zoológico Municipal de Volta Redonda tem agenda aberta para visitação no final de semana, mas para visitar o local, é necessário agendar com antecedência pelo site https://agendaverde.voltaredonda.rj.gov.br/register. A medida, adotada desde a reabertura do espaço, no início de outubro, tem o objetivo de garantir o distanciamento social entre as pessoas por prevenção à covid-19.
A capacidade diária de visitantes é de 500 pessoas pela manhã e 500 à tarde. Para este sábado e domingo, dias 12 e 13, ainda havia vagas até a tarde desta quinta-feira, dia 10. O zoológico está aberto de terça a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h, sendo o horário entre 12h e 13h reservado para higienização dos espaços de convivência e banheiros.
Publicidade
O secretário de Meio Ambiente de Volta Redonda, Marcus Vinícius Convençal, avisou que o agendamento para os finais de semana deve ser feito com antecedência, pois o local costuma atingir a capacidade máxima de visitantes.
“Nesta semana, vimos que apenas a dois dias do fim de semana ainda havia mais de mil vagas em aberto. Mas quem quiser ir ao zoo no sábado e domingo deve se apressar”, alertou.
Publicidade
Para quem não tiver acesso ao site https://agendaverde.voltaredonda.rj.gov.br/register de casa, a opção é recorrer ao agendamento presencial pelo Centro de Informações Turísticas (CIT), que funciona na Rua 25, na Vila Santa Cecília, em quiosque localizado no largo em frente ao shopping, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h, e das 14h às 18h.
O Zoo de Volta Redonda tem vagas para visitação no final de semana - Divulgação
O Zoo de Volta Redonda tem vagas para visitação no final de semanaDivulgação
Publicidade
O Zoológico oferece opções de lazer para as crianças, que podem observar os animais; fazer piquenique em família; e brincar no playground, que conta com brinquedos com acessibilidade para crianças cadeirantes. Tudo isso, unido as duas grandes novidades do espaço: o Recinto de Imersão, que permite contado direto com as aves, e os pedalinhos, que podem ser usados com total segurança e presença de guarda-vidas.
Os pedalinhos funcionam diariamente das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. O passeio, que pode ser feito em dupla, é monitorado por dois guardiões que também são responsáveis por higienizar o equipamento a cada troca de usuário e além de exigir a higienização das mãos com álcool 70% antes de acessar o pedalinho. O passeio é de graça e tem dez minutos de duração.

O Recinto de Imersão, onde os visitantes entram no viveiro de aves, se tornou uma das principais atrações do Novo Zoológico de Volta Redonda. A atividade tem horário especial de funcionamento para evitar estresse aos animais. De terça a sexta-feira, as imersões, de cerca de cinco minutos por grupo, são realizadas de 8h30 às 9h30; das 10h30 às 11h30; de 13h30 às 14h30; e das 15h30 às 16h30. Aos sábados, domingos e feriados, por conta da maior circulação de pessoas, os horários são restritos às 9h às 10h30 e das 13h às 14h30.
Publicidade
No Recinto de Imersão, outras regras são exigidas: não entrar no espaço portando alimentos, fotos são permitidas apenas sem flash na câmera, as visitas são sempre acompanhadas de um profissional biólogo do zoológico. O objetivo é preservar a saúde das aves.
O próximo final de semana marca a terceira viagem do projeto “Citytour em Volta: Rota dos Parques” que tem como objetivo facilitar o acesso aos espaços verdes e de lazer da cidade, como o Zoológico Municipal, o Parque Natural Volta Redonda, o Jardim Botânico e o Parque do Ingá.
Publicidade
As pessoas interessadas em realizar o passeio devem estar atentas aos horários, pois serão realizadas duas saídas do ponto inicial, localizado na Rua Campos, no bairro Retiro: uma de manhã, às 8h, e outra às 12h30. Uma terceira saída será realizada às 15h30, porém, com o objetivo de buscar os visitantes que passaram o dia nos parques.