Idosa, de 97 anos, foi vacinada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde no Asilo Dom Bosco  - Geraldo Gonçalves/ PMVR
Idosa, de 97 anos, foi vacinada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde no Asilo Dom Bosco Geraldo Gonçalves/ PMVR
Por O Dia
Volta Redonda - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda iniciou a vacinação contra a covid-19, nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e em pessoas institucionalizadas com deficiência na cidade, na manhã desta quarta-feira, dia 20.
A Instituição João Miguel da Silva (Asilo Dom Bosco) recebeu 36 doses da vacina. A primeira pessoa a receber a dose foi uma idosa, de 97 anos, infectada pela doença em julho do ano passado. Ela chegou a ficar internada por aproximadamente um mês no Hospital Regional do Médio Paraíba, por isso, foi classificada como prioridade de vacinação devido ao risco de reinfecção.
Publicidade
Segundo a gerente da unidade, Eliete Maria Carneiro, a idosa apresentou sintomas leves da doença, como diarréia, tosse e febre. Ainda de acordo com a Eliete, a mulher vacinada não possui comorbidades e sua recuperação pós-covid foi considerada como "um milagre".
“No período em que ela ficou internada, não foi necessária a intubação”, disse Eliete. A mulher vacinada comentou que estava se sentindo feliz, pois teme ser reinfectada pelo vírus. Ela disse ainda que quando esteve internada, ficou debilitada, mas em seguida se recuperou.
Publicidade
Também foram vacinados nesta manhã, os cuidadores e profissionais de saúde que mantêm contato direto com os idosos. A ILPI é mantida pela AAP-VR (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda).
A gerente Eliete Carneiro explicou que desde o início da pandemia, o asilo suspendeu as visitas dos familiares aos idosos e modificou completamente a rotina do local, inserindo medidas mais rigorosas de higienização por todos.
Publicidade
“Até hoje as visitas estão suspensas e, além disso, intensificamos as medidas de combate ao vírus. A vinda da vacina muito nos anima e nos traz alegria em meio a esse momento doloroso da pandemia”, falou Eliete.
A gerente da ILPI João Miguel da Silva (Asilo Dom Bosco) relembrou ainda que outros idosos da unidade também foram infectados pela covid-19, sendo que duas idosas morreram por complicações do vírus. Um dos casos foi de uma senhora conhecida como “Vó Rosa”, de 110 anos, que morreu no Hospital Regional. A ILPI não autorizou a divulgação do nome dos idosos que receberam a vacina.