VR recebe 1.900 novas doses da CoronaVac e estende vacinação a idosos de 83 a 81 anos
VR recebe 1.900 novas doses da CoronaVac e estende vacinação a idosos de 83 a 81 anosDivulgação
Por O Dia
Volta Redonda - A cidade de Volta Redonda recebeu 1.900 novas doses da vacina CoronaVac nesta quinta-feira, dia 04. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que com a chegada do novo lote, a vacinação contra a covid-19 será ampliada a partir desta sexta-feira, dia 05, para os idosos de 83 a 81 anos, seguindo assim a ordem decrescente de idade.
A aplicação da primeira dose nos idosos desta faixa etária acontecerá das 9h às 16h, nas 46 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Família (UBSF). A vacinação se estenderá na próxima semana para este público-alvo, de 83 a 81 anos.
Publicidade
Ainda segundo a SMS, os idosos que estão previamente agendados pelo site da Prefeitura de Volta Redonda ou na própria unidade de referência serão vacinados. Além disso, qualquer pessoa na faixa etária de 83 a 81 anos, mesmo sem nenhum tipo de agendamento, pode procurar as unidades. Para ser vacinado, nestes casos, basta apresentar CPF e cartão de vacinação.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que os idosos acamados acima de 81 anos continuam recebendo a vacina. Existem quatro equipes volantes de vacinação indo até as residências dos acamados para realizar a aplicação da vacina. Ainda de acordo com a Secretaria, os acamados de outras faixas etárias serão atendidos conforme o recebimento de novos estoques de vacinas.
Publicidade
Segunda dose da CoronaVac
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estão aptas a receber as pessoas que já se vacinaram e estão dentro do período para receber a segunda dose da CoronaVac, que é de até 28 dias, após a primeira aplicação. Os interessados devem comparecer aos locais com o cartão de vacinação.
Publicidade
Conforme informações da SMS, muitas pessoas não estão comparecendo às unidades para receber a segunda dose da vacina e isso é prejudicial ao ciclo de imunização, como explica o coordenador da Vigilância em Saúde, o médico sanitarista Carlos Vasconcellos.
“Todas as pessoas que tomaram a primeira dose da CoronaVac receberam um cartão de vacinação, que além de conter informações do lote da vacina, há também a data para a aplicação da segunda dose. Muitas pessoas estão deixando de procurar a unidade na data prevista e isso é prejudicial à imunização. Quem tomou a primeira dose deve tomar a segunda na data informada no cartão de vacinação”, explicou.
Publicidade
O coordenador também destacou que as dúvidas sobre a data de aplicação da segunda dose podem ser esclarecidas no local de vacinação onde foi aplicada a primeira dose.