Estação Cidadania em Volta Redonda oferece cinco oficinas neste mês de julho
Podem participar crianças a partir de seis anos de idade, jovens e adultos
Por O Dia
Volta Redonda - O projeto Estação Cidadania no bairro Vila Rica/Tiradentes em Volta Redonda disponibiliza gratuitamente para a população oficinas aprovadas pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), através da Lei Aldir Blanc. As aulas vão acontecer durante todo o mês de julho. Podem participar crianças a partir de seis anos de idade, jovens e adultos.
As oficinas oferecidas são as seguintes: Caixinhas de História, nos dias 13, 15, 20, 22 e 27 de julho, com duas turmas, às 14 horas e 15h30min, para crianças e adolescentes de seis a 14 anos; Circo Oficina, nos dias 13, 14, 15, 16 de julho, com turmas às 9h e às 10h30min, idade mínima de 10 anos; Podcast, nos dias 19 a 23 de julho, com turmas às 10 horas e 14 horas, com idade mínima de 14 anos; e a oficina de DJ, de 19 a 30 de julho, com turma às 9 horas, com idade mínima de 12 anos. A oficina de bateria foi até o dia 9 de julho.
Publicidade
Segundo o coordenador do projeto, Cícero Balbi, as inscrições devem ser feitas presencialmente na sede do projeto na Rua 19, nº 135, bairro Vila Rica/Tiradentes. Ainda de acordo com a coordenação, nas oficinas, todos os participantes recebem orientação para respeitar distanciamento social e uso de máscara fácil e álcool gel para higienizar as mãos.
“Em razão da pandemia, cada turma tem em média 10 vagas, pois respeitamos o distanciamento e cuidados para não propagar a covid-19”, explico.
Publicidade
Além das oficinas oferecidas neste mês, o projeto disponibiliza 12 oficinas permanentes, como teatro, fotografia pelo celular, canto, violão, dança e ritmos, games (jogos de estratégias), expressão corporal, dança de salão, ioga, manicure, capoeira e artesanato. A participação da comunidade é gratuita e no total há mais de 400 pessoas inscritas. Estes cursos também têm vagas disponíveis e as inscrições também devem ser feitas no local.
No espaço, revitalizado e reaberto há quase dois meses, acontecem atividades desenvolvidas a partir de uma parceria entre os governos municipal e federal. O local é administrado pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, gerenciado conjuntamente pelas secretarias municipais de Ação Comunitária, Esporte e Lazer e Cultura. As três pastas municipais mantêm no espaço, de quatro andares, atividades diárias e oficinas para pessoas de todas as idades.
Publicidade
No Estação Cidadania está instalado o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Sylvio de Freitas Martins, que atende moradores do Vila Rica e das comunidades do Jardim Tiradentes, Jardim Belvedere, Casa de Pedra, Siderópolis e Jardim Esperança. A unidade tem mais de mil pessoas cadastradas, que recebem diariamente todos os serviços da assistência social e também podem participar de oficinas de geração de renda.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.