Projeto de lei cria o "Pipodromo" em Volta RedondaDivulgação

Volta Redonda - A Câmara de Vereadores de Volta Redonda aprovou na noite desta quinta-feira, dia 28, por unanimidade, em primeira votação, o projeto que cria o Pipódromo Municipal.
Na galeria do plenário estavam vários pipeiros que participam da APVR (Associação dos Pipeiros de Volta Redonda). Eles acompanharam atentos a aprovação da lei de autoria do Vereador Rodrigo “Nós do Povo”.
Projeto de lei cria o "Pipodromo" em Volta Redonda - Divulgação
Projeto de lei cria o "Pipodromo" em Volta RedondaDivulgação
De acordo com o Projeto de lei, o pipódromo será um espaço específico para prática da atividade esportiva, artística e de lazer de soltar pipa e que seja realizada com segurança para os praticantes e para a sociedade em geral.
Ainda segundo, o Art. 3º do PL, “a prática de soltar pipa deverá se concentrar na Ilha São João, em área reservada para este fim, observando todas as regras e procedimentos legais, a fim de que os participantes, simpatizantes e organizadores usufruam do local com segurança, de acordo com os ditames das Leis Estaduais nº 5.610/2009 e 8.562/2019”, diz o texto.
Associação de Pipeiros de Volta Redonda
A Associação de Pipeiros de Volta Redonda (APVR) foi criada em 2016. Segundo a nota divulgada pela APVR, o grupo foi criado "em decorrência do risco que se tornou soltar pipa em Volta Redonda, pois a prática estava concentrada no bairro Aero Clube , com alto risco de atropelamento e fiação elétrica e disputa com o futebol”.
Os representantes da Associação, Jorge Luiz e Danilo Pipas, comentaram sobre a finalidade da iniciativa.
“O principal objetivo do projeto é garantir a segurança das crianças, adultos e pais de famílias e principalmente da sociedade, buscando assim um local seguro onde não tenha risco de atropelamento, rede elétrica, e proporcionar o lado social e cultural, onde ali no pipódromo, o pai possa levar seu filho, interagir com ele sem Internet, onde os amigos possam reunir para praticar a arte de soltar pipa com segurança para si próprio e comunidade. Pois não teremos trânsito é nem fiação elétrica de alta tensão”.
Ainda segundo Jorge Luiz, “a APVR em parceria com o vereador Rodrigo em breve vai fazer oficinas de pipa nos bairros. Vamos ensinar fazer pipa, rabiola, pois pipa hoje também é fonte de renda, vários pipeiros de nossa região sustentam suas famílias na pandemia vendendo pipa e rabiolas. Também vamos ensinar a empinar pipa com segurança”, falou.